Lagarto confirmou, neste final de semana, seu protagonismo no calendário junino sergipano ao realizar o maior São Pedro do interior do estado. Na noite de sábado, 28, a praça do Tanque Grande ficou completamente lotada, alcançando a sua capacidade máxima de público e ultrapassando a marca de participantes das edições anteriores, ao recepcionar um público flutuante superior a 40 mil pessoas, segundo os dados oficiais divulgados pela empresa responsável pelo monitoramento da festa, Master Soluções. Com uma programação que reuniu atrações de peso como Wesley Safadão, Rey Vaqueiro e Mikael Santos, os portões do evento precisaram ser fechados para garantir a segurança da multidão que foi atraída ao local, transformando a cidade em um dos destinos mais procurados na véspera de São Pedro e marcando o auge do Festival da Mandioca 2025.
Para o prefeito Sérgio Reis, o destaque de Lagarto é fruto do planejamento da atual gestão e da força da cultura popular. “Me sinto muito feliz e realizado pelo êxito que alcançamos com o nosso festival. Lagarto mostrou que está mais do que preparada para sediar grandes eventos e que já assume a dianteira quando o assunto são os festejos juninos. Com o público que recepcionamos no último dia 28, superamos todas as expectativas. Isso demonstra a confiança que as pessoas tiveram com a estrutura segura que montamos, com câmeras de reconhecimento facial, além da vasta programação. Foi uma festa linda e já estamos nos preparando para as próximas edições”, destacou.
O gestor também reforçou os impactos econômicos do evento. “Todos os ambulantes cadastrados que comercializam na festa são de Lagarto, mais de 150 famílias. Tivemos mais de 1.500 empregos diretos, chegando a quase 5 mil empregos gerados no entorno da festa. O comércio local teve aumento expressivo nas vendas, com empresários relatando crescimento superior a 100%. E ver a multidão do lado de fora querendo entrar só comprovou o sucesso da edição. Sem dúvida, o Festival da Mandioca 2025 ficou marcado por ser uma festa pensada para todos os públicos e que movimenta toda a economia do município e região contribuindo para alavancar o estado”, completou.
Sucesso comprovado
O sucesso do Festival da Mandioca foi atestado pelas lideranças políticas que compareceram à arena de shows para prestigiar o evento. O governador Fábio Mitidieri, que esteve no local na noite de lotação máxima, elogiou a festa. “Nós estamos vivendo a indústria dos festejos juninos, porque eles geram emprego e oportunidades. Em Lagarto, isso foi visto claramente. Essa festa não é apenas um espetáculo cultural, é uma oportunidade real de renda para muitas famílias. Quando um evento como esse atrai mais de 40 mil pessoas, em uma noite, ele mostra a sua grandiosidade, pois também movimenta o turismo, os serviços e a economia local”, afirmou.
O senador Rogério Carvalho, que também participou da festa, na noite do dia 24, parabenizou o prefeito Sérgio Reis pela continuidade e ampliação do festival. “Sérgio está transformando o Festival da Mandioca em uma das maiores festas juninas do estado. Ao manter e fortalecer esse projeto vitorioso, ele mostra discernimento e compromisso com o povo de Lagarto. Aqui está nascendo uma gestão promissora e um modelo de desenvolvimento que valoriza as tradições e impulsiona o futuro”, declarou.
O deputado federal Fábio Reis, que é um grande apoiador do evento junino, reforçou a importância da festa. “Essa é uma celebração grandiosa, que voltou a ser priorizada como merece. Hoje, Lagarto realiza o maior São Pedro do interior e confirma seu título de Capital Nacional da Vaquejada. Essa marca está carimbada e vamos levá-la para o Brasil e para o mundo inteiro”, frisou.
O deputado estadual Ibrain Monteiro, que acompanhou todas as noites do festival, também destacou a grandeza da edição deste ano. “É o maior e melhor Festival da Mandioca que Lagarto já realizou. Já é, comprovadamente, o maior São João da história do município. A gente vê uma praça belíssima, uma estrutura grandiosa, uma festa que está movimentando a economia com empregos diretos e indiretos, e tudo feito com carinho para o nosso povo”, afirmou.
Outras autoridades também prestigiaram o Festival da Mandioca ao longo dos cinco dias da festa, entre elas estiveram a vice-prefeita de Lagarto, Suely Menezes, o deputado estadual Paulo Júnior, os prefeitos Jackson do Mangue Grande (Boquim), Binho (São Domingos), Givanildo de Souza (Salgado) e Fábio Andrade (Arauá) os vereadores de São Cristóvão Luciano da Colônia, Thiago Corrêa e Rafael Sucatão, além de parlamentares do município.
Recorde
A programação musical do Festival da Mandioca 2025 teve início no dia 23 de junho e contou com uma vasta programação musical, reunindo artistas renomados como João Gomes, Luan Santana, Leonardo, Elba Ramalho, Mari Fernandez, Magníficos, Calcinha Preta, entre outros. Nos dias 23 e 24, foram contabilizados um público flutuante de mais de 60 mil pessoas, somados os dois dias. Ao longo das cinco noites, mais de 100 mil pessoas prestigiaram o evento, consolidando Lagarto como um dos principais polos culturais do São João sergipano.
O encerramento no domingo, 29, também foi grandioso, com shows de Calcinha Preta, Heitor Costa, Bruno Rosa, Marcelo Lacerda e Márcia Fellipe. Mas foi na véspera, no sábado de São Pedro, que a cidade viveu o seu ápice e entrou, de vez, para a história dos maiores festejos juninos do Nordeste. Secretário de Turismo de Lagarto, Wedson Andrade destacou o impacto da festa na cadeia produtiva local.
“Temos 100% da hotelaria ocupada, restaurantes e bares movimentados, comércio aquecido. O Festival da Mandioca é uma engrenagem que impulsiona a economia e projeta Lagarto no cenário nacional. São 52 dias de programação, que culminam nesse grande São Pedro, fortalecendo o turismo e as tradições da nossa cidade”, disse.
Estrutura e segurança
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Lagarto, tenente-coronel Silvio Prado, o sucesso do Festival da Mandioca também se deve ao planejamento logístico e ao uso de tecnologias de monitoramento. “A festa foi um sucesso em segurança, controle de público e estrutura. Atuamos com planejamento prévio, ajustando o projeto para garantir a maior capacidade possível, com saídas de emergência bem posicionadas e tudo conforme o Corpo de Bombeiros. Utilizamos reconhecimento facial para monitorar, em tempo real, a quantidade de pessoas dentro da arena. Quando o público chegou ao limite de 30 mil, os portões foram fechados por segurança. Também controlamos os efeitos pirotécnicos em parceria com as bandas. Tudo funcionou bem, o público respeitou as orientações, e a operação foi tranquila”, avaliou.
Além disso, a festa contou com forte esquema de segurança, com atuação da Guarda Municipal, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e de empresas privadas. “A Guarda atuou conjuntamente com as demais forças de segurança para garantir que as pessoas pudessem aproveitar ao máximo a festa. Realizamos um patrulhamento ostensivo no entorno da festa e dentro da arena, além de acompanharmos, pelo videomonitoramento, toda a logística de segurança do evento, que foi um verdadeiro sucesso”, relatou o diretor da Guarda Municipal de Lagarto (GML), Édipo Moraes.
Na área da saúde, a Prefeitura instalou posto médico com equipe completa e ambulâncias em pontos estratégicos, garantindo um evento com atendimento imediato e segurança sanitária para todos. “Todos os dias a equipe de Saúde esteve presente, oferecendo serviço de qualidade para o público. Foram contabilizados mais de 300 atendimentos em cinco dias de festa, que passaram pela nossa equipe de médicos, enfermeiros e técnicos. Tudo com muita segurança e cuidado para os participantes“, detalhou a enfermeira Thifany Alves, que compôs a equipe.