sexta-feira, 13, junho/2025
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Capital

Com ação preventiva, Prefeitura de Aracaju evita transtornos gerados por transbordamento de canais

16 de agosto de 2019
in Capital
0
Share on FacebookShare on Twitter

Apesar do excesso de chuvas que caiu durante o último mês, um problema recorrente em Aracaju praticamente não foi visto: o transbordamento de canais. Muitos deles ou não transbordaram ou transbordaram em menor grau, gerando menos impactos na vida da população em seu entorno.

É o que dizem os próprios moradores de áreas críticas da capital, como a avenida Filadelfo Dórea, no bairro Industrial, que é cortada por um canal que costumava transbordar a cada ano e, nas últimas chuvas, não transbordou. “Melhorou muito para nós que moramos aqui, porque estávamos acostumados a sempre alagar”, diz Vital Hipólito Abreu.

Vital mora em frente ao canal há mais de 30 anos e, segundo ele, costuma ver as equipes da Prefeitura no local realizando a limpeza preventiva. “Antes das chuvas, vi que fizeram a limpeza. E quando as chuvas vieram, o canal não transbordou, então esse trabalho é importante”, ressalta o morador.

Mikaella Cruz do Espírito Santo também mora na região. Segundo ela, a população ficou apreensiva quando as últimas chuvas começaram, preocupada com o possível transbordamento do canal, o que, felizmente, não ocorreu. “Nós ficamos muito tranquilos quando vimos que não havia transbordado, pois já passamos por muitas situações difíceis aqui”, admite.

Em outras áreas da capital, o transbordamento, apesar de ter ocorrido, dada a intensidade das precipitações – que resultaram num acumulado de 340mm de águas em apenas cinco dias – foi em menor proporção, o que minimizou os transtornos dos moradores. No canal da avenida Airton Teles, por exemplo, região costumava ficar intransitável por dias em períodos chuvosos, a ação da Prefeitura, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), permitiu que a rotina voltasse à normalidade em poucas horas.

Isso porque as equipes, além de atuaram preventivamente, operaram também durante as chuvas na região, com bombas de sucção de água e drenagem. Hoje, semanas após as chuvas, as ações continuam. “Estou acompanhando a realização dos serviços aqui e esperamos que, com eles, o problema seja solucionado”, diz Anderson do Nascimento, que trabalha na região.

Quem também trabalha na avenida é Edvaldo Neris dos Santos, que percebeu a realização dos serviços no canal e os efeitos da adoção de tais medidas. “Depois da limpeza, o canal não transbordou como antes. Foi apenas em um trecho da avenida”, revela Edvaldo. Do outro lado da cidade, no bairro Jardins, a sensação foi a mesma.

“Como trabalho desde 2009 aqui, já vi o canal transbordar antes e , dessa vez, não tivemos tantos transtornos”, ressalta Wellia dos Santos. O presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas, explica que esse trabalho preventivo vem sendo feito desde 2017, no início da gestão. “Os canais estavam sem a limpeza adequada, serviço retomado gradativa e intensamente por nós, em virtude da necessidade”, ressalta.

Segundo Luiz Roberto, foi isso que possibilitou que os transtornos com as fortes chuvas fossem em menor proporção. “Essa ação facilitou o escoamento das águas durante o período chuvoso. Então, talvez se os canais não tivessem passado por essa limpeza, a situação tivesse sido pior, porque aliada à limpeza das bocas de lobo, ela garantiu que a gente tivesse fluidez e que a drenagem fosse mais rápida”, explica.

O presidente da Emsurb ressalta ainda que alguns pontos, como a própria Airton Teles, apresentam características geográficas que facilitam o transbordamento, mas que, mesmo assim, foi em menor intensidade, de forma pontual. “Isso mostra que a limpeza foi fundamental”, reforça. 

Por Agência Aracaju de Noticias

Notícias Relacionadas

Arrastapé do 18 abre sua 17ª edição nesta sexta-feira, dia 13, em Aracaju

Mais de 100 crianças fazem tratamento de cardiopatia congênita no Ambulatório de Seguimento da Mater...

Projeto TCE Cidadão aproxima estudantes da UFS da rotina do Tribunal de Contas

Alunos da rede de ensino de Aracaju treinam skate para o Projeto Hora do Esporte

Cantoras do ‘Quinta Delas’ embalam casais no Dia dos Namorados no Arraiá do Povo

Programa Pré-Universitário realizará II Aulão de Atualidades e Redação com foco na identidade cultur...

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato