“Etnia não tem cor: somos todos humanos” é tema de um projeto desenvolvido no Colégio Estadual Almirante Tamandaré, em Nossa Senhora de Lourdes, Diretoria Regional de Educação 7 (DRE7), apresentando nesta terça-feira, 28, à comunidade escolar pelos alunos e professora de História, Nara Alves Nascimento de Oliveira.
O projeto visa atender a Lei nº 10.639/03, em seu artigo 26, a qual estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, determinando a inclusão, no currículo oficial da Rede de Ensino, a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Africana”, como elemento primordial no processo de ensino-aprendizagem e como resgate da nossa origem étnico-racial.
Segundo a professora, ao longo da história, o Brasil sempre desenvolveu um modelo de educação excludente impedindo que milhões de brasileiros tivessem acesso à escola ou nela permanecessem.
“Esse fato histórico pode ser percebido dentro e fora dos muros escolares. Visando reverter esse processo e garantir o exercício de direito de todos os setores sociais como o fortalecimento de políticas e criação de instrumentos de gestão para afirmação e valorização de nossa riqueza étnico-racial e cultural, surgiu à necessidade de criação de um projeto que despertasse o interesse do educando no conhecimento de sua origem étnico-cultural, valorizando práticas vivenciadas que influenciaram e influenciam nossa sociedade hoje tais como; a língua, influências alimentares, ritmos musicais e religião”, explicou
Nesse contexto, a comunidade escolar apresentou a importância da cultura Negra, tendo como enfoque a valorização étnico-cultural de uma sociedade que ainda é alvo de preconceito e descriminação no cenário nacional.
Por Ascom/SEED