Na manhã desta quinta-feira (18), a Prefeitura Municipal de Canindé de São Francisco, com a parceria da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), distribui para 35 produtores rurais de Canindé, que possuem barragem em suas propriedades, 100 mil alevinos de tambaqui, espécie de peixe muito bem adaptada a região.
Antes de entregar os sacos plásticos contendo os alevinos, a Secretaria de Agricultura, Água e Meio Ambiente reuniu os produtores no auditório da secretaria para passar informações técnicas de como eles devem proceder durante o transporte e soltura dos filhotes de tambaqui.
Os alevinos são produzidos no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume, em Neópolis (SE), uma unidade da Codevasf que desenvolve tecnologias de reprodução artificial, larvicultura e alevinagem de peixes. Dentre os objetivos do projeto de distribuição de alevinos da Codevasf, está a recomposição da fauna, a conservação ambiental, o fomento da aqüicultura e o crescimento econômico de forma sustentável.
“Quero parabenizar a Secretaria Municipal da Agricultura, Água e Meio Ambiente pela participação na entrega dos alevinos de tambaqui para os produtores rurais canindeenses que possuem barragens em suas propriedades. Obrigado por me convidarem para a entrega, pois gosto de ver os brilhos dos olhos destes que são os verdadeiros geradores de alimento para o nosso país. A Codevasf é exemplo de empresa pública compromissada com o desenvolvimento da nossa região e da nossa gente”, agradeceu o prefeito Ednaldo da Farmácia, que na oportunidade acompanhado de sua esposa, a primeira dama Deborah Barros.
O secretário da Agricultura, Água e Meio Ambiente Rildo Carvalho, a coordenadora do Meio Ambiente Tânea Carvalho e a bióloga da prefeitura Andressa Lima coordenaram a distribuição, que contou com a colaboração dos funcionários da secretaria. Projeto Califórnia, os assentamentos João Pedro Teixeira e Carajás, as comunidades do Caqueiro, Cabeça do Negro e Quatro casas são algumas das localidades beneficiadas.
Fonte: Ascom/Prefeitura de Canindé do São Francisco