Sem atendimento médico e falta de manutenção na Unidade de Saúde Hugo Gurgel, no bairro Coroa do Meio em Aracaju, cinco pessoas resolveram no inicio da manhã desta terça-feira (06), se acorrentarem na entrada do posto, impedindo que funcionários entrem para trabalhar.
As informações passadas pelos moradores da Coroa do Meio são de que há pessoas que aguardam há mais de um ano para fazer um exame. Essa situação acontece diariamente e outras vezes, as pessoas que precisam de atendimento médico, já se acorrentaram em frente à entrada da unidade de saúde.
Com vários cartazes, os moradores questionaram o secretario municipal de saúde, André Sotero, de quem seria o responsável pelo órgão. “Secretário, quem manda é o senhor ou a turma da Monica”, diz um dos cartazes. Já em outro, a reclamação é sobre a marcação de exames. “Marcação de exames de alta complexidade. Qual?.Não existe”.
Ainda sobre a marcação de exames, os moradores dizem que “não adianta médico se não tem como marcar exames”. Eles alegam ainda que marcação de atendimentos e exames de alta complexidade há mais ano que não se marca.
As outras reclamações se refere às instalações da Unidade de Saúde onde os usuários denunciam que “banheiro feminino e fossa estão entupidos há dois anos. Absurdo”, reclamam.
A Unidade de Saúde continua fechada e os moradores avisam que só sairão de lá após uma posição da secretaria sobre o prazo para resolução dos problemas.
As informações e fotos são do radialista Alex Carvalho, no programa jornal da Ilha, primeira edição.