Durante seu pronunciamento na Sessão Plenária desta terça-feira (27), na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), o deputado estadual Chico do Correio (PT) apresentou um balanço das principais pautas tratadas em audiência recente com o governador Fábio Mitidieri, agradecendo pelo compromisso com demandas fundamentais para o desenvolvimento do Sertão sergipano. Saúde, infraestrutura, abastecimento de água, produção agropecuária e cultura popular foram os principais eixos do discurso.
Reforço na saúde pública do Sertão
O deputado iniciou sua fala com um agradecimento ao governador e celebrou os avanços no Hospital Regional de Nossa Senhora da Glória, incluindo a instalação iminente de 10 leitos de UTI.
“Colocamos mais de meio milhão de reais em emendas de 2023 e 2024 para investimentos no hospital. Isso inclui camas elétricas, poltronas para acompanhantes e usuários, além da digitalização dos equipamentos de ultrassom”, explicou o parlamentar.
Além da reestruturação física e tecnológica, Chico destacou a melhoria das condições de descanso para os profissionais de saúde que atuam em regime de plantão.
Outra pauta discutida com o governo foi a recuperação de rodovias importantes para o escoamento da produção e mobilidade da população.
“Destacamos as rodovias que ligam as comunidades do Jiboia – Mesinhas, Jiboia – São Mateus, Mesinhas e Nossa Senhora da Glória, além do trecho entre Linda França e Lagoa da Volta, em Porto da Folha”, afirmou.
Barragens e segurança hídrica
Um dos destaques do discurso foi a preocupação com o armazenamento de água no Sertão. O deputado propôs a construção de barragens em áreas de bacias secas, como no Riacho Capivara, que atravessa diversos municípios da região.
“Sugeri ao governador que fosse feito um estudo técnico, com geólogos e engenheiros da Coderse, para identificar o melhor local para um barramento, sem risco de salinização do solo.”
Apoio às fabriquetas de laticínios e Adutora do Leite
Chico também defendeu investimentos para regularização de pequenas fábricas de laticínios, fundamentais para a economia regional. Ele cobrou do Banese a criação de linhas de crédito com juros reduzidos para esse fim.
“Essas fabriquetas geram mais de mil empregos diretos. São essenciais para manter o preço justo do queijo e requeijão, além de garantirem renda para centenas de famílias.”
O parlamentar ressaltou ainda o andamento da Adutora do Leite, obra estruturante prevista para ser concluída até o fim do ano, com apoio da Alese.
Canal do Xingó e poços artesianos
O deputado demonstrou otimismo com o avanço do projeto do Canal de Xingó, atualmente em análise no Tribunal de Contas da União.
“É a cereja do bolo para o Sertão e para todo o estado. Já estamos em articulação para que em 2025 ele saia do papel”, disse.
Também apontou falhas na infraestrutura de poços artesianos: muitos estão desativados por problemas simples como falta de bomba ou tubulação. “É preciso levar a água até a porta do cidadão, não deixá-lo depender de chafariz”, defendeu.
Cavalgadas no interior
Chico registrou sua participação na “27ª Cavalgada dos Amigos”, realizada em Poço Redondo, e anunciou a “24ª edição do Raid da Amizade”, marcada para daqui a 60 dias.
“São festas que valorizam o vaqueiro, a mulher do campo, e toda a cadeia produtiva do interior. Cultura também é desenvolvimento”, pontuou.
Visita à Tropfruit e apoio à indústria de sucos
Durante visita à cidade de Estância, o parlamentar conheceu de perto a fábrica Tropfruit, referência na produção e exportação de suco de frutas.
“Fiquei feliz ao ver a pujança da indústria sergipana. Só essa empresa gera mais de 400 empregos diretos. O mandato estará à disposição para apoiar o crescimento dessa cadeia produtiva.”
Água mais acessível para produtores de leite
O deputado também anunciou uma reunião a ser realizada no próximo dia 30 de maio, no auditório do Senac em Nossa Senhora da Glória, com participação da empresa Iguá, responsável pelo abastecimento de água, com prefeitos, vereadores, secretários de agricultura e demais lideranças de todo o Sertão sergipano.
“Vamos discutir a criação de uma tarifa diferenciada de água para os produtores de leite. O animal precisa de água, o produtor precisa de condições para pagar a conta e continuar gerando alimento.”
Ele explicou que a proposta envolve a criação de um contrato de demanda baseado no consumo médio, com previsão de abatimentos para consumo produtivo.
Explicação pessoal de Marcelo Sobral
Deputado Marcelo Sobral (Arquivo)
Concluída a fala de Chico, o deputado Marcelo Sobral (União Brasil) se solidarizou com a pauta e sugeriu um paralelo com o modelo já aplicado no fornecimento de energia elétrica.
“Já existe uma tarifa diferenciada de energia para irrigantes. A água também é essencial e pode seguir o mesmo caminho”, argumentou.
O parlamentar anunciou ainda a apresentação de um Projeto de Lei que garante que caminhões-pipa possam captar água em estações da Deso mais próximas do ponto de entrega, independentemente do município de origem.
“É uma questão de logística e eficiência. A água precisa chegar com agilidade ao cidadão, e isso facilita muito a operação em regiões mais distantes ou isoladas.”
Chico do Correio concluiu seu pronunciamento reforçando o compromisso com as causas do sertão e destacando a importância da união entre os parlamentares, o governo e a sociedade civil.
“Quando olhamos para quem produz, para quem está no campo, estamos olhando para o crescimento do nosso estado como um todo.”
Por Alessandro Santos Monteiro