O Centro de Excelência Professor Paulo Freire, em Aracaju, realizou no sábado letivo do último dia 29, a ação ‘Café e Escola Consciente’, promovida pela equipe da unidade escolar. O objetivo foi conscientizar os estudantes do ensino fundamental sobre questões como bullying, descarte incorreto do lixo, desperdício de comida, depredação do patrimônio público, preservação e limpeza do ambiente escolar, além do barulho excessivo.
A atividade fez parte de uma metodologia ativa, na qual os alunos, orientados pelos professores e equipe gestora, produziram cartazes, vídeos, peças de teatro e participaram de debates sobre os temas. Durante a semana anterior ao evento, as temáticas foram trabalhadas em sala de aula para estimular a reflexão e mudança de comportamento.
O encerramento da ação contou com um café coletivo entre os estudantes, reforçando a importância da convivência em um espaço compartilhado. Para a diretora da escola, Shirley Suelen, o projeto trouxe resultados positivos: “Já são perceptíveis os avanços no comportamento dos alunos desde que iniciamos essa iniciativa”.
O coordenador pedagógico, idealizador e orientador do projeto, destacou o impacto da ação. “Isso foi feito para que eles pensassem uns nos outros, em um espaço que é para todos”, explicou.
A estudante Lavínia Rebeca, do 9° ano, relatou que percebeu mudanças na postura dos colegas. “Nós estudamos e pesquisamos sobre bullying, racismo e desperdício de comida, e entendemos a importância de preservar tanto nosso ambiente escolar, quanto a relação com nossos colegas”, destacou.
Fonte: ASN