terça-feira, 1, julho/2025
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Capital

Centenas de pessoas participam de Passeio Ciclístico em homenagem ao aniversário de Aracaju

16 de março de 2020
in Capital, Destaques, Esporte
0
Share on FacebookShare on Twitter

Pedalar é um jeito diferente de enxergar a cidade. É ver sua beleza a partir de uma outra perspectiva, diferente de quando estamos dentro de um carro, de um ônibus ou a pé. Foi essa experiência que centenas de pessoas tiveram na manhã desse domingo, 15, durante o Passeio Ciclístico em homenagem aos 165 anos da capital sergipana. A atividade foi coordenada pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e integra a extensa programação da Prefeitura de Aracaju em comemoração ao aniversário da cidade, que é celebrado no dia 17 de março. 

A concentração começou às 7h, na Colina do Santo Antônio. O torneiro mecânico Edjan dos Santos chegou cedo com a família para pedalar no passeio pela primeira vez. “Vimos a notícia do passeio na televisão e decidimos vir”, contou. “Todos os dias eu pedalo para deixar meu menino na escola e para ir ao trabalho. Então, a bicicleta já é parte do meu dia a dia. Mas aqui, hoje, estamos para ter um momento de lazer”, disse, ao lado da esposa e do filho. 

O público foi recebido no local de concentração pela equipe da SMTT, que distribuiu camisetas do evento e números de inscrição para um sorteio de bicicletas a quem doou um quilo de alimento não-perecível, que será encaminhado ao Instituto Beneficente Emmanuel. A autônoma Eliana Martins elogiou o caráter social do passeio. “Muito bom pedalar em grupo, ajudar a difundir a prática do ciclismo e ainda contribuir com uma causa social”, elogiou. 

O Passeio Ciclístico também abriu espaço para a conscientização. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) esteve presente para levar uma palavra de conscientização sobre bons hábitos nas ruas e avenidas da cidade, através do projeto Vida no Trânsito, e também com orientações sobre o novo coronavírus. “Estamos aqui panfletando sobre essa situação que está em evidência e ainda é muito nova para a população. No material, há informações sobre prevenção e diagnóstico”, explicou a representante do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da SMS, Léa Matos da Silveira.

Quando o relógio marcou 8h, o cortejo desceu a ladeira do Santo Antônio rumo ao Parque da Sementeira. Cerca de mil ciclistas, segundo estimativa da organização, começaram a pedalar juntos em homenagem a Aracaju. O itinerário ligando a zona norte à zona sul não é mero acaso. 

“É como se estivéssemos dando um abraço simbólico na cidade como um todo”, definiu o superintendente da SMTT, Renato Telles, que pedalou junto ao público. “O Passeio Ciclístico é o nosso presente de aniversário para Aracaju. Uma forma saudável e feliz de celebrar o fato de que a nossa capital está chegando aos 165 anos bem cuidada e em ótima forma”, disse.

O passeio ciclístico seguiu pelas avenidas João Ribeiro, Simeão Sobral, Otoniel Dória, Rio Branco, praça Fausto Cardoso, praça Olímpio Campos, rua Santa Luzia, rua Duque de Caxias, avenida Augusto Maynard e avenida Beira Mar. Mais de 10km de alegria sob o monitoramento e organização de agentes de trânsito espalhados ao longo do percurso. “Fizemos bloqueios temporários para a passagem dos ciclistas, liberando logo em seguida para a passagem de veículos. Garantimos, assim, segurança viária dos participantes sem comprometer a mobilidade nas regiões do itinerário”, explicou o diretor de Trânsito da SMTT, Thiago Alcântara. 

Durante todo o passeio, o público seguiu pedalando embalado pelas músicas do trio elétrico que seguia à frente do cortejo e maravilhado pelas paisagens ao longo do caminho. “Aracaju é muito linda, nos somos privilegiados por viver nesse lugar. E vista da bicicleta, ela é ainda mais fantástica”, declarou a comerciante Dora Santana, que participa do grupo de ciclistas Bike Mania. “Tantas pessoas pedalando juntas é, com certeza, um empurrãozinho para que a população use cada vez mais a bicicleta”, concluiu Dora, reforçando outro objetivo da SMTT com o passeio: estimular o uso desse modal na cidade. 

Ao chegar no Parque da Sementeira, a SMTT promoveu o sorteio de 46 bicicletas novinhas em folha entre os participantes. A professora Carol Menezes ficou feliz da vida ao ser uma das premiadas. “Primeira vez que vim, adorei a experiência, foi muito legal e, ainda por cima, ganhar uma bike nova foi tudo de bom. Quero agradecer e parabenizar a organização”, elogiou.

Fonte: PMA


Notícias Relacionadas

Forró e Arrocha agitam público que foi curtir a nona noite de festa no Forró Caju na Praça dos Merca...

Curso de Ciências Contábeis da Fanese conquista nota 4 na avaliação do MEC

Após férias, Fortaleza retoma treinos com mudanças no elenco

Italo Ferreira brilha com aéreo para alcançar quartas da etapa do Rio

STF decide que redes devem ser responsabilizadas por conteúdos ilegais

Vigilância Sanitária de Aracaju reforça fiscalização sobre venda de medicamentos para tratamento da ...

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato