O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) informa que em relação ao evento temporário “Odonto Fantasy”, realizado na capital sergipana, no último sábado (7), o Projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico (PSCIP) foi protocolado no dia 11 de setembro do corrente ano e após análise, teve sua aprovação no dia 29 de setembro.
Para a emissão do certificado de aprovação de eventos, o Corpo de Bombeiros exige que todos os sistemas preventivos necessários, assim como todas as Anotações de Responsabilidades Técnicas (ART’s) sejam assinadas por um engenheiro responsável, atestando que o projeto de segurança do local está de acordo com as normas de segurança necessárias. Foram apresentadas as ART’s dos sistemas elétricos, dos testes de carga e da montagem das estruturas, da elaboração e execução do PSCIP, bem como todas as declarações necessárias para aprovação.
Após a liberação do projeto, o processo segue para a vistoria, onde são verificadas se foram cumpridas as exigências que estão contidas no projeto. Foram realizadas duas vistorias, uma na sexta-feira (6) e outra no sábado (7). Na primeira, foram encontradas algumas inconformidades em relação ao PSCIP, porém estas foram sanadas e verificadas na segunda vistoria. Sendo assim, após realizadas as correções, o processo foi aprovado e teve sua liberação para realização do evento.
No tocante à perícia após o desabamento, esta é de competência da Defesa Civil, pois se trata de um laudo relacionado à estrutura e não em relação à segurança contra incêndio. O Corpo de Bombeiros realiza perícias em casos de incêndio e explosão, o que não caracterizou o acidente do referido evento.
Aracaju/SE, 8 de Outubro de 2017.
Assessoria de Comunicação do CBMSE