quinta-feira, 12, junho/2025
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Municípios

Capacitação fortalece atuação dos municípios na vigilância de doenças e agravos de notificação imediata

10 de junho de 2025
in Municípios
0
Capacitação fortalece atuação dos municípios na vigilância de doenças e agravos de notificação imediata
Share on FacebookShare on Twitter

Com foco na resposta rápida a possíveis emergências em saúde pública, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Fundação Estadual de Saúde (Funesa) e da Escola de Saúde Pública de Sergipe (ESP-SE), realizou nesta terça-feira, 10, uma capacitação voltada aos coordenadores municipais de Vigilância Epidemiológica. O encontro teve como eixo central o fortalecimento das ações de identificação e notificação imediata de agravos e doenças que representam risco à coletividade.

A atividade foi pensada para fortalecer o trabalho das equipes locais de vigilância, com foco na antecipação de situações que possam evoluir para surtos ou epidemias. A ideia central é garantir resposta rápida e articulada, com base em dados estratégicos e alinhamento entre as esferas municipal e estadual. Ao longo da programação, foram apresentados protocolos, fluxos de notificação e experiências práticas sobre o funcionamento do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs/SE), além de temas como sarampo e outras doenças de notificação imediata.

De acordo com o superintendente do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), Cliomar Alves, a iniciativa contribui diretamente para o aprimoramento da vigilância baseada em eventos. “Estamos aqui com o Cievs e representantes dos municípios discutindo como identificar com antecedência eventos suspeitos que possam evoluir para surtos ou emergências. A meta é agir de forma rápida, tanto em nível local quanto laboratorial, para evitar a propagação de doenças e proteger a população”, destacou.

Ainda de acordo com o superintendente, o Cievs atua como elo estratégico entre os municípios, a SES e outras instituições, como Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, especialmente em situações de desastres. “Tudo que pode representar um risco chega primeiro ao Cievs, que faz a triagem inicial e aciona as áreas competentes. Nosso foco é orientar os municípios para que saibam como agir com segurança em momentos críticos”, completou.

Segundo a coordenadora do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Diretoria de Vigilância da SES, Daniela Pizzi, o principal propósito da capacitação é reforçar o papel das coordenações municipais na detecção precoce de agravos que possam representar riscos à saúde coletiva. “A vigilância é a base das políticas públicas de saúde. Para isso, os municípios precisam estar preparados para identificar o que está acontecendo e notificar corretamente. Essa formação é essencial para aprimorar esse processo e garantir respostas mais ágeis e eficazes. Estamos intensificando o monitoramento e preparando os profissionais para agirem de forma imediata diante de qualquer suspeita”, afirmou.

Responsável técnica da Vigilância em Saúde e Planejamento do município de Boquim, Simone Fontes classificou a capacitação como fundamental para o trabalho no território. “Esse momento nos alerta e nos direciona. A parceria entre Estado e município é essencial, pois nos oferece suporte e segurança para agir com rapidez. A vigilância exige esse olhar atento e integrado, e conhecer o fluxo correto de notificação nos dá mais condições para proteger a população”, concluiu.

Foto: Nucom Funesa

Notícias Relacionadas

Estância celebra o Dia Estadual do Barco de Fogo e reforça o turismo junino

Prefeitura homenageará Marluce Bezerra nos Encontros Culturais que acontecem nos dias 14 e 21

Órgãos estaduais realizam ação em Unidade de Conservação e Área de Preservação Permanente em Poço Re...

‘Sergipe é aqui’ chega à sua 50ª edição em Pedra Mole e se consolida como maior programa do Estado

Prefeitura de São Cristóvão abre inscrições para PSS com 32 vagas em diversas áreas

Abertura da Vila Siri acontece nesta quinta-feira, 12

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato