Foi sancionada, pelo Governo do Estado, a Lei Nº 9.521, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de 9 de agosto de 2024, que confere à cidade de Canindé de São Francisco o título de ‘Capital Sergipana do Turismo’. Localizada à beira do Rio São Francisco, no alto sertão sergipano, a cidade é famosa por ser a cidade que contém a hidrelétrica de Xingó e o Cânion de Xingó, sendo um dos destinos mais procurados por turistas.
A autoria da Lei é do presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Jeferson Andrade (PSD) e do deputado Doutor Samuel Carvalho (Cidadania). Samuel Carvalho lembrou que o município ficou popularmente conhecido como “Oásis do Sertão Sergipano” e foi palco de muitas cenas da minissérie Amores Roubados e das novelas Cordel Encantado e Velho Chico, exibidas pela Globo. O local é também procurado para o ecoturismo.
“O município já vivenciou grandes mudanças e até hoje se reinventa com o intuito de promover o melhor produto ao público final, seja na gastronomia, ecoturismo, hotelaria, passeios náuticos e aéreos, arqueologia, entre outros. Recentemente deu um grande passo em prol da implantação do ecoturismo, a partir das articulações com condutores locais e trilheiros na ideia de elaborar ações com o foco na regulamentação da atividade”, afirmou o parlamentar na justificativa do Projeto de Lei.
Canindé de São Francisco está localizada a 213 quilômetros da capital Aracaju e sua população, conforme estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2021, é de 30.894 habitantes.
Por Wênia Bandeira