A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) iniciou em julho deste ano a campanha ‘Estudante Cidadão, CPF na Mão’, voltada para a emissão do CPF de crianças, adolescentes, jovens e adultos. Essa é uma ação realizada em parceria com o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Universidade Tiradentes, nas edições do programa ‘Sergipe é Aqui’, e nas diretorias regionais de educação. Já foram realizados mais de 60 atendimentos e 35 emissões de CPF por meio da campanha.
O principal objetivo é assegurar aos estudantes da rede pública estadual de ensino o acesso aos diversos direitos da vida civil e das políticas públicas educacionais, já que com o CPF, os dados são cruzados em nível nacional. A ação já foi realizada nos municípios de Propriá, Gararu, Estância, Nossa Senhora de Lourdes, Japaratuba, Ilha das Flores, Canindé de São Francisco, Umbaúba, Tomar do Geru, Brejo Grande, Carira e Itabi. A próxima atividade acontecerá em 11 de outubro, no Colégio Estadual Josefina Leite, em Pedrinhas.
As ações da campanha continuarão a ser realizadas tanto nas edições do ‘Sergipe é Aqui’, como também nas DREs, até o final do ano letivo de 2024. A receptividade tem sido boa nos municípios, e a partir do ano letivo de 2025, os estudantes matriculados na rede pública estadual de ensino e os que querem se matricular, deverão informar obrigatoriamente o número do CPF no cadastro do Portal da Matrícula Online.
Para a chefe do Núcleo Gestor da Matrícula Online (Nugem/Ceave), Jaqueline Andrade, emitir o CPF é de extrema importância para os matriculados na rede pública estadual de ensino, pois facilita o acesso desses estudantes a vários benefícios: “O CPF é fundamental para que esses alunos possam exercer a sua cidadania, além de ser um documento necessário para que ingressem no mercado de trabalho”
A aluna do 2º ano no Centro de Excelência Dom Luciano José Cabral Duarte, Mariana Rocha, ressaltou a importância do CPF como um documento essencial para o cotidiano dos estudantes, sendo indispensável para o acesso a diversos benefícios e identificação pessoal. “O CPF nos permite exercer a nossa cidadania. Precisamos dele para praticamente tudo, inclusive para participar do Enem”, lembrou.