Começou na manhã desta segunda-feira, 17, e vai até o dia 26 de maio, a 19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. Nas Unidades de Saúde de Nossa Senhora do Socorro, as vacinas já começaram a ser distribuídas para população e a previsão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é imunizar cerca de X pessoas até o final da campanha.
O objetivo da campanha, segundo o Ministério da Saúde, é reduzir complicações, internações e mortalidades decorrentes das infecções causadas pelo vírus da Influenza. “Essa campanha é direcionada principalmente para as populações mais vulneráveis, porque são as que mais adoecem e as que apresentam o maior número de óbitos. No entanto, ao final da campanha, as vacinas que sobram poderão ser aplicadas para qualquer pessoa que procurar sua Unidade de Saúde”, destacou a gerente de imunização, Maysa Vieira.
Ainda segundo a gerente, é importante não deixar para procurar as unidades de saúde de última hora devido à grande quantidade de pessoas que irão receber a vacina. “As Unidades de Saúde já estão aplicando as vacinas e por isso o ideal é que as pessoas já possam se dirigir aos postos para receberem sua dose. Vale alertar também os pais de que é importante levar o cartão de vacinação da criança, porque caso haja atraso em outras vacinas ela poderá receber as doses e atualizar a caderneta”, alertou.
População alvo
Assim chamada o grupo prioritário que receberá a vacina durante essa campanha, a população alvo engloba:
- Crianças de 06 meses a menos de 05 anos;
- Idoso de 60 anos ou mais;
- Gestantes;
- Puérperas até 45 dias após o parto;
- Profissionais da área de saúde (levar comprovação);
- Pacientes com morbidade;
- Presidiários;
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas;
- Funcionários do sistema prisional;
- População indígena;
- Professores atuantes das redes pública e privada (levar comprovação).
*Portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, também devem se vacinar.
Por Isadora Pinho – Secom/Socorro