Boquim recebeu na segunda-feira, 26/2, no Ginásio do Sesi, o Seminário do Programa Mão Amiga Laranja, uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Boquim através do Departamento de Inclusão Produtiva da Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (DIP/Seidh) e da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho. Os seminários do Mão Amiga são a contrapartida do trabalhador do campo para o programa, onde são realizadas palestras sobre saúde da família, saúde no campo, investimentos, técnicas alternativas de combate à mosca negra (praga da citricultura), além de orientações sobre como obter o benefício. Este seminário contou com a palestrante Tereza Raquel de Sena, professora do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e coordenadora de pesquisa na área de Saúde do Trabalhador.
Em Boquim são 482 beneficiários do Programa, e cada um recebe no total o valor de R$720,00 divididos em quatro parcelas de R$190,00, proporcionando uma renda extra durante a entressafra da laranja. O prefeito Eraldo de Andrade recepcionou os presentes, entre eles o secretário de Estado da Inclusão, Zezinho Sobral, que esteve representando o governador Jackson Barreto, e disse que “programas como esse proporcionam uma grande ajuda de custo para as pessoas que vivem no dia a dia a falta da laranja. Aproveito para pedir que a terceira parcela seja paga o mais rápido possível, pois a situação é difícil, e também para parabenizar pela continuidade do Programa, dessa vez trazendo a sacola coletora de laranjas para os catadores. Estamos firmes nessa parceria e buscando outras com o Governo do Estado que possam trazer benefícios para o nosso povo”.
O vice-prefeito Chicão Almeida fez um pequeno histórico do que era a citricultura no município e o que ela vive hoje e ratificou que “administrar não é somente calçar ruas e reformar praças, e sim cuidar das pessoas. O município vem fazendo a sua parte, incentivando a policultura, e enquanto essa realidade não chega entendemos que necessitamos de programas como esse. O valor pode ser pouco para quem tem, mas é muito para quem não tem”. O secretário municipal Edson Alves disse que “programas como esse são levados a sério e apoiados pela Prefeitura de Boquim, pois a nossa administração é voltada para o povo, tem preocupação com as pessoas”.
O secretário de Estado, Zezinho Sobral, trouxe uma mensagem do governador Jackson Barreto, que reafirma o compromisso do Governo em manter o Programa e justificou a ausência do vice-governador Belivaldo Chagas, que “está cuidando do pagamento da terceira parcela do Programa. Hoje trazemos para vocês a sacola coletora, um reconhecimento do Governo do Estado com os trabalhadores do Sul e Centro Sul. Já respondendo ao prefeito, o pagamento da terceira parcela sairá no dia 2 de março, e a última parcela no final do mês de março. Aviso ainda que o valor de cada parcela é pago na íntegra aos beneficiários, não podendo o banco descontar absolutamente nada. Do mesmo jeito que o Bolsa Família não pode ser descontado, mesmo que você esteja devendo ao banco, o Programa Mão Amiga também não pode ser descontado. Programas de distribuição de renda não podem ser descontados”, esclareceu o secretário Zezinho.
Ao final do Seminário cada citricultor recebeu uma bolsa coletora de laranja, equipamento de proteção individual que oferece segurança e ergonomia durante os trabalhos no campo. Presentes os secretários municipais Jonas Vidal, Genivaldo Menezes e Claudionor de Vasconcelos, o assessor parlamentar Gerfesson Trindade, a diretora de Inclusão Produtiva da Seidh, Heleonora Cerqueira, o diretor da Emdagro Jeotônio Ferreira, o vereador Juquinha das Plantas, e o representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Boquim, Jery Modesto.
por Jú Gomes