Boquim amanheceu em festa. Acordou com alvorada que chamou a população à sair as ruas e participar do passeio ciclístico até a Lagoa Vermelha.
Após um café da manhã reforçado, os ciclistas seguiram até a Paróquia Senhora Sant’Ana onde receberam a bênção do Padre Raimundo Diniz e partiram rumo a aventura de desbravar o lugar que deu origem a história de um povo guerreiro, cheio de cultura, religiosidade e tradição.
Pessoas de todas as idades se juntaram com alegria para enfrentar os desafios do passeio, onde a união, o companheirismo e a alegria foram vistos durante todo o percurso. Com a intenção de iniciar estudos sobre a origem da população, a Prefeitura afixou um ponto de partida na Lagoa Vermelha a fim de que estudos sejam realizados no local antes que seja definitivo o marco zero da história da cidade.
O prefeito Eraldo de Andrade (SD), o vice-prefeito Chicão Almeida, o secretário de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Jonas Vidal, a diretora de Cultura, bibliotecária Maria Caitana, e a escritora Maria Almeida, descerraram a placa que marca o início dessa pesquisa mais profunda sobre as raízes do povo de Boquim.
“Aqui Boquim nasceu e aqui buscaremos a verdadeira origem do nosso povo. Fiquei emocionado porque esse momento marca o início de um resgate. Agradeço aos proprietários da Fazenda Horizonte que nos permitiram estar aqui. Precisamos prestigiar a cultura do nosso Município. Hoje também comemoramos o aniversário de nossa Paróquia. Um dos nossos desejos é erguer uma capela neste local. Temos um caminho a percorrer, mas assim como não chegamos aqui sozinhos, continuaremos unidos, secretários, funcionários, vereadores, em benefício da população”, disse o prefeito Eraldo de Andrade.
Para o vice-prefeito Chicão Almeida (PT), a esse momento é “um divisor de águas entre o que aconteceu e o que está para acontecer. No nosso entendimento comemorar o aniversário do Município não é apenas fazer um festa. O mais importante é navegar pelo nosso passado, ter conhecimento da nossa cultura. Resgatar valores e a auto estima do povo de Boquim. Aqui inicia o resgate dos valores culturais fundamentais para o povo de Boquim”.
Após o descerramento da placa, padre Raimundo deu mais uma bênção e os ciclistas seguiram de volta a cidade de Boquim.
Fonte: ASCOM/PMB