Atleta sancristovense de parabadminton, Lucivânia dos Santos é uma das 16 beneficiadas pelo programa Bolsa Atleta da Prefeitura de São Cristóvão e, este mês, embarca para competir os Jogos Paraolímpicos Universitários, em São Paulo. A viagem foi possível graças ao auxílio da gestão, cujo contrato com os beneficiados foi assinado no último dia 16.
Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Sergipe, Lucivânia conta que nem sempre foi fácil conviver com a deficiência física, mas o esporte ampliou sua perspectiva de autonomia e de oportunidade.
“Tenho 27 anos, comecei a jogar há três anos. O esporte trouxe muitas mudanças na minha vida. Até então, eu não tinha nenhuma independência. Para me locomover, precisava sempre de alguém, um irmão, um primo para me levar para os lugares. Depois que eu conheci o esporte, minha vida mudou. Eu já viajo sozinha. Vim de Curitiba de ônibus, minha mãe nem sabia, eu disse que voltava com a professora, ela não sabia que ia voltar somente com outra colega. Consegui mais autonomia com o esporte, mais independência”, afirmou.
Moradora da ‘Enseada’, na sede municipal, Lucivânia aproveitará a estadia em São Paulo para se apresentar à seleção brasileira de parabadminton, cumprindo primeira etapa da convocação para a Paraolimpíada de 2020, em Tóquio. Unindo esporte e educação, a atleta vai traçando um futuro diverso dos outros onze irmãos pescadores, confirmando o papel social transformador da prática esportiva.
“O esporte me dá oportunidades que minha família não teve. Meus irmãos jogam futebol, mas nada profissional. Sou a única da família que conseguiu, por meio do esporte, ter ajuda da Bolsa Atleta, competir, conhecer outros lugares. Nunca tinha viajado, saído daqui de Sergipe. Depois do esporte, conheci muitos lugares. Essa bolsa é muito importante, porque além de ajudar a gente a comprar os materiais para o esporte, passagem, ainda tem como ajudar a família”.
A mãe de Lucivânia, dona Celeste dos Santos, observa a entrevista da filha com lágrimas nos olhos. “Não seguro a emoção porque sabemos o que passamos para vê-la assim, independente. Deus e o esporte a transformaram”, disse.
Bolsa Atleta
Lançado em dezembro, o programa Bolsa Atleta foi instituído pela Prefeitura de São Cristóvão com a sanção da lei Duda Lisboa (nº 312/2017), a qual designa o auxílio-atleta, prioritariamente, aos praticantes de esporte de rendimento e que estejam representando São Cristóvão.
O auxílio financeiro para atletas sancristovenses oferta 16 bolsas, com validade de um ano, para esportistas de diversas modalidades, com valores que variam de R$ 400 a R$ 1 mil mensal.
Ascom/Prefeitura de São Cristóvão