Os estragos decorrentes das últimas chuvas deixaram São Cristóvão outra vez em estado de alerta. A Defesa Civil Municipal montou um relatório preliminar pontuando os locais mais críticos. A Prefeitura de São Cristóvão já esta empregando ações para minimizar os problemas, trazendo assim mais tranquilidade à população. A priori, a Secretaria Municipal de Infraestrutura, interditará parcialmente a Bica dos Pintos, visto que a ponte que dava acesso ao banho doce, o muro de contenção e uma árvore centenária caíram em decorrência da enchente do rio Paramopama – que devastou o local.
Segundo informações do coordenador municipal da Defesa Civil, Luciano Silva Santos, as ruas Félix Pereira, Graccho Cardoso, Nossa Senhora das fontes, Beira Mar, Mercado Central, além do Barreiro e do Jardim Universitário (ruas A, B e H) foram alagadas. Na rua João Bebe-Água, a estrutura de paralelepípedos cedeu, deixando o local intransitável.
“Tivemos ainda erosão de grande proporção no loteamento Lauro Rocha deixando o local com difícil acesso. Ainda registramos o deslizamento de encosta na rodovia 212 que dá acesso à BR 101, porém, em menor proporção. Houve também o transbordamento de um lago, localizado às margens da rodoviária João Bebe-Água, mas que também já se estabilizou. Outro ponto preocupante que mapeamos foi o alagamento nas proximidades da entrada do conjunto Eduardo Gomes, porém, assim que as chuvas diminuíram o fluxo de água transcorreu normalmente. Já a rua José Enfermeiro, no Baixo da Divinéia, ficou parcialmente destruída entrando assim na relação de locais com problemas de infraestrutura”, informou Luciano, que sinalizou ainda problemas em dois prédios da Secretaria Municipal de Saúde (onde funcionam a Regulação e a Central de Processamento de Dados – responsável pelas marcações de exames).
Bica dos Pintos
Patrimônio turístico de São Cristóvão, a Bica dos Pintos foi o local mais atingido por conta da última enchente. A ponte, que dava acesso ao banho doce, e que já era bastante fragilizada, cedeu, impossibilitando que os banhistas tenham acesso ao local. Uma escada também foi destruída após o desabamento de uma grande árvore. Já o muro de contenção, que margeava a parte do banho, caiu e foi levado pela correnteza do rio Paramopama – que encheu até as imediações dos bares, na parte mais alta do local. Ainda na região do bairro dos Pintos aconteceu também um deslizamento, nas imediações da Gargarta, porém, a Defesa Civil já sinalizou ações para conter o avanço do problema.
Vale frisar que a parte dos bares, que fica na entrada da Bica dos Pintos, continuará funcionando normalmente.
Recuperação
A Prefeitura de São Cristóvão informa que já está avaliando a situação da Bica dos Pintos, para dimensionar o tamanho do problema e a possível solução será encaminhada junto aos governos federal e estadual. O prefeito Marcos Santana se mostra consternado pelo estrago deixado pelas chuvas, mas informa que já está empenhado em buscar a recuperação da Bica dos Pintos, dando aos moradores e comerciantes sancristovenses motivo de outra vez sentirem orgulhos deste tradicional ponto turístico sergipano.
Fonte: Ascom/Prefeitura de São Cristóvão