Com o objetivo de fomentar a leitura, a escrita e a formação de novos leitores, junto a estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental da rede pública, a Biblioteca Pública Estadual Epiphanio Dória, em regime de colaboração e parceria com as escolas da rede estadual de ensino, deu início na terça-feira, 3, ao Projeto +Leitura +Escrita. A primeira instituição a receber as atividades foi a Escola Estadual Augusto Ferraz, no bairro Industrial, em Aracaju, com a participação de 72 alunos.
Durante os encontros, os técnicos da biblioteca desenvolvem diversas atividades que estimulam a leitura, utilizando uma série de ações interativas como: contação de histórias, mediação de leitura, dramatização, rodas de leitura, saraus e brincadeiras, apresentando aos estudantes o mundo da leitura de forma acolhedora e estimulante. A biblioteca também promoverá formação continuada de mediação de leitura e contação de histórias para os professores das escolas contempladas com o projeto. As cinco escolas envolvidas na ação receberão a Caixa +Leitura +Escrita, com livros literários, gibis e kits pedagógicos que serão entregues à comunidade escolar.
“O intuito maior desse projeto é, sem dúvida, fazer com que o aluno se encante pelos livros e desenvolva o gosto pela leitura”, explicou a diretora da Biblioteca Epiphanio Dória, Juciene Maria de Jesus, acrescentando ainda que a ação também busca contribuir no processo de formação continuada de professores da educação básica e pública, nos âmbitos da leitura, escrita e letramento. “O nosso objetivo é criar uma conexão com professores e alunos, despertando o interesse pela narrativa e fazendo com que ela fique atraente”, finalizou.
O Projeto + Leitura + Escrita contemplará 300 estudantes da educação básica e pública, matriculados nos quintos anos do ensino fundamental, com faixa etária entre dez e 12 anos, na qual se incluem alunos(as) com deficiências e/ou déficits de aprendizagens de cinco escolas da rede estadual de educação de Sergipe, vinculadas à Diretoria de Educação de Aracaju (DEA): Colégio Estadual Dr. Jugurta Barreto de Lima, Escola Estadual 8 de Maio, Colégio Estadual José Augusto Ferraz, Colégio Estadual Professora Áurea Melo, Colégio Estadual Professora Maria das Graças Azevedo Melo.
O projeto, que será desenvolvido semanalmente, sempre às terças-feiras, nos turnos matutino e vespertino, segue até o dia 5 de dezembro. A próxima escola a receber as atividades será o Colégio Estadual Dr. Jugurta Barreto de Lima, no bairro Santa Maria. Ao fim do projeto, as escolas contempladas irão se reunir na Biblioteca e realizar uma visita guiada pelas dependências da instituição, onde os alunos irão conhecer os acervos, serviços e espaços oferecidos pela Epiphanio Dória.
Foto: Soninha Kerner