Os assistidos e profissionais da Casa de Passagem Freitas Brandão estiveram, nesta quinta-feira, 27, no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) para a realização de doação de sangue. Este momento faz parte de um ato de solidariedade e também de contribuição com o estoque do banco de sangue para o período de carnaval.
A doação de sangue é um gesto fundamental para salvar vidas. Embora o clima de festas e folia domine as ruas, muitas pessoas não percebem que as necessidades dos hospitais continuam e o estoque de sangue, muitas vezes, sofre redução.
“A gente sabe que o Carnaval não é apenas uma época de descanso ou folia, é também onde os estoques ficam baixos nos Centros de Hemoterapia. Eles vieram justamente para isso, para gerar essa gentileza, para retribuir a comunidade por meio da doação de sangue e dizer que é possível, sim, ser cuidado e também cuidar das outras pessoas”, declarou Kelly Teles, coordenadora da Casa de Passagem Freitas Brandão.
A assistente social do Hemose, Anabela Maurício de Santana, conta que nesse período, o centro recebe grupos de pessoas oriundas de diversas partes do estado a fim de contribuir com o estoque de bolsas de sangue. “Saber que as pessoas estão aqui nesse momento se torna ainda mais importante, principalmente, com a chegada do Carnaval, onde várias pessoas estão em leitos de hospitais, mas também sabemos que o risco de acidentes, dentre outros agravos, podem estar chegando e a doação de sangue, se torna muito importante”, contou Anabela.
Acolhido pela Casa de Passagem Freitas Brandão, Alex Sandro Costa Santiago já sentiu na pele a importância desse gesto. “Uma vez também precisei receber sangue quando passei uma cirurgia e fiquei internado no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). Então, alguém que doou o sangue, me ajudou naquele momento que fiquei internado e agora eu estou retribuindo para alguém que precise. Eu acho que fazer o bem para outra pessoa, é algo muito bom, saio daqui hoje muito alegre”, concluiu Alex Sandro.
Foto: AAN