O Forró Caju, tradicional evento junino promovido pela Prefeitura de Aracaju, consolidou-se ao longo dos anos como importante vitrine para os artistas sergipanos que se apresentam nos palcos da festa. Como nas edições anteriores, os artistas locais compõem a maior parte da programação do evento que acontece, este ano, entre os dias 23 a 29 de junho, na praça Hilton Lopes, entre os mercados centrais. A valorização da administração municipal à produção artística sergipana é reconhecida pelos artistas.
“A gente parabeniza a Prefeitura pela realização desse projeto que é o Forró Caju. Eu e meu parceiro Antônio Rogério estamos felizes por mais uma vez estarmos neste evento. O Forró Caju é muito importante para os artistas locais, mostrando que a gestão dá essa prioridade para os nossos artistas. Até porque, como se diz, Sergipe é o país forró, e Aracaju é um grande centro. Vamos mostrar um trabalho maravilhoso para toda a população aracajuana”, destaca o cantor Chiko Queiroga, dupla de Antônio Rogério, que será uma das atrações da programação.
A banda Fogo na Saia, presente em diversas edições do evento, promete levar para o público, este ano, o melhor do forró sergipano, como antecipa o cantor Xande Melo. “Estamos muito felizes em participar, em mais um ano, do Forró Caju. A banda Fogo na Saia está completando 15 anos de presença neste evento e estamos felizes com essa oportunidade que a Prefeitura dá aos artistas locais. Estamos aqui para isso, a cada ano a nossa responsabilidade aumenta. Aracaju é a capital do forró para o mundo”, declarou.
O autêntico forró também estará no repertório do músico Lucas Campelo, que com seu acordeon promete encantar a plateia na praça Hilton Lopes. Ele também ressalta a importância do Forró Caju para os artistas sergipanos. “É sempre a realização de um sonho, sobretudo para a gente que vive de fazer arte. É uma grande vitrine, uma grande oportunidade, é onde os artistas recebem o seu reconhecimento, recebem os melhores cachês, e fazer parte dessa história é uma grande honra mesmo. A gente vai como público e como artista também”, afirma.
Evanilson Vieira, maestro da Orquestra Sanfônica, tem uma opinião semelhante. “Todos os anos a gente se apresenta no Forró Caju, desde o começo. É sempre um projeto muito prestigiado, e para a gente é um orgulho tocar nessa vitrine, com certeza a maior festa de Aracaju”, frisa.
Cultura e fomento ao turismo
Tradicional festejo junino da capital sergipana, o Forró Caju é importante para o fomento à cultura e à economia da capital. O presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Luciano Correia, ressalta que o evento vai além das apresentações na praça Hilton Lopes.
“Estamos trazendo estrelas do primeiro time da música brasileira, trazendo a essência do forró, mantendo Aracaju como a capital que mais tem forró raiz no período junino. Além dessa festa, teremos o Circular Junino, já a partir de 15 de junho, fazendo o receptivo em vários pontos da cidade. Teremos o Forró na Praça, na General Valadão, em parceria com a Fecomércio, só com forró pé de serra sergipano. E teremos o Forró nos Bairros, em quatro bairros de Aracaju, majoritariamente com música sergipana e outras linguagens musicais”, explicou.
O secretário municipal do Turismo, Jorge Fraga, também destaca a importância desse evento para a cadeia produtiva do turismo na capital. “Nós temos feito um trabalho de divulgação de Aracaju. Nós, pela primeira vez, apresentamos o Forró Caju em Lisboa, sendo prestigiada pelo presidente de Portugal, que ficou bastante impressionado. E a imprensa portuguesa divulgou o nosso Forró Caju. E é assim que se faz, a Prefeitura em parceria com o governo do estado, com o trade turístico, com os empresários, e consolidando Aracaju em nível nacional como um dos melhores forrós do Brasil”, diz.
Programação
No palco Luiz Gonzaga, na praça Hilton Lopes, Centro da cidade, a festa começa cedo, a partir das 20h do dia 23 de junho, com o show de Unha Pintada seguido de Xote Baião, Mano Walter, Zuerões do Forró e Maiara e Maraísa. No dia seguinte, 24 de junho, noite de São João, é a vez de Ramon & Randinho, Pedro Lua, Ana Castela, Michel Teló, finalizando a noite com Jeanny Lins e Dedé Brasil. O terceiro dia de festa, 25 de junho, tem apresentação da Orquestra Sanfônica, Mestrinho, Simone Mendes, Calcinha Preta e Fogo na Saia. Na quarta-feira, 26, Erivaldo de Carira, Elba Ramalho, Solange Almeida, Tarcísio do Acordeon e Cavaleiros do Forró animarão o público.
O quinto dia de Forró Caju, 27 de junho, terá no Palco Luiz Gonzaga os artistas Michele Andrade, Iguinho e Lulinha, Dorgival Dantas, Thais Nogueira e Danielzinho Jr. No penúltimo dia de festa, 28, Flor de Maracujá, Joelma, Alceu Valença, Luan Estilizado e Zé Tramela já começam a deixar o gostinho de saudade que será marcado no último dia de Forró Caju, 29 de junho, quando Luanzinho Moraes, Henry Freitas, Zé Vaqueiro, Cintura Fina e Saia Rodada encerram as comemorações da mais tradicional festa junina sergipana.
Foto: Marcelle Cristinne/PMA