Na primeira noite de apresentações no Primeiro Arraiá da Alese, na segunda-feira, 20, as atrações principais foram as quadrilhas juninas Amor Caipirinha (Capela), Nordestina (Neópolis), Século XX (Aracaju). O evento acontece até a próxima quarta-feira, 22, das 18h às 20h na Praça Fausto Cardoso numa parceria entre a Assembleia Legislativa de Sergipe e a Liga de Quadrilhas (LIQUAJUSE), em comemoração aos 18 anos da TV Alese.
De acordo com o diretor de Comunicação da Assembleia Legislativa de Sergipe, Irineu Fontes, com as emendas que os deputados liberam, muitos estão destinando às quadrilhas juninas e em apoio à cultura. “O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Luciano Bispo tem esse viés para a Cultura e a Escola do Legislativo João de Seixas Dória vem trabalhando muito isso. Nos 18 anos da TV Alese apareceu essa proposta do Arraiá e até a próxima quarta-feira, teremos apresentações de quadrilhas aqui na Praça Fausto Cardoso oferecendo lazer para as pessoas que estão saindo do trabalho, além de ser um espaço a mais para as apresentações”, ressalta Irineu Fones acrescentando que a TV Alese dá espaço aos artistas e a toda área cultural.
“As quadrilhas juninas são muito importantes. Elas têm um gasto muito grande; colocam no mercado mais de dois, três milhões de reais em maio e junho; precisando ter um retorno financeiro. Pensando no desenvolvimento cultural e turístico, além da geração de emprego e renda, a Assembleia Legislativa está realizando esse evento em frente à Escola do Legislativo”, observa Neu Fontes, como é conhecido.
O presidente da Liga de Quadrilhas Juninas de Aracaju e Sergipe, Sérgio Luiz destacou a importância das apresentações. “Estamos muito contentes em estar participando deste arraiá organizado pela Alese, aproveitando para comemorar a vida após o longo período sem apresentações por causa da pandemia. Só temos a agradecer à Deus por isso; as quadrilhas estão sem tempo para as apresentações solicitadas nos vários eventos. A palavra chave é gratidão à Alese por abrir às portas para a nossa Cultura e às quadrilhas juninas que estavam há dois anos sem se apresentar”, comemora.
O marcador da quadrilha Assum Preto, Genicleudo Albuquerque também destacou a importância das apresentações. “Depois de praticamente dois anos parados, voltamos a nos apresentar com um tema muito sugestivo: ‘Saudade do meu São João’. As competições começaram em 1º de junho e os concursos já estão finalizando; agora estamos participando desses projetos a exemplo do que a Alese vem fazendo com esse arraiá para complementar a ajuda financeira às quadrilhas”, reconhece.
O Arraial é uma realização da Assembleia Legislativa de Sergipe em parceria com a Liga das Quadrilhas Juninas de Aracaju e Sergipe, contando com as apresentações: Amor Caipirinha (Capela), Nordestina (Neópolis), Século XX (Aracaju), Meu Sertão (Riachuelo), Todos em Asa Branca (Estância), Unidos em Asa Branca (Aracaju), Balanço do Nordeste (Umbaúba), Massacará (Carmópolis), Cangaçeiros da Boa (Japaratuba).
Por Aldaci de Souza/Agencia de Notícias Alese