
De livro lançado por paciente psiquiátrico à pioneirismo em administração de medicamento injetável para tratamento da esquizofrenia. Entenda porque a Equilíbrio Clínica Dia em Aracaju, que completou três anos na última segunda-feira, 23, se tornou uma referência no nordeste.
Em poucos anos uma instituição aracajuana, conseguiu feitos que colocaram Sergipe à frente dos demais estados brasileiros. Considerada escola da mente, já que tem uma visão diferente do paciente psiquiátrico, se tornou referência no nordeste, justamente por não institucionalizar o paciente e sim fazer com que cada um possa seguir com a própria vida de forma saudável. Os resultados do tratamento chamam atenção. Pacientes que antes eram agressivos, arredios e até mesmo não saiam de casa, passaram, com o tratamento adequado, a ter outra qualidade de vida. Pessoas que com conviviam com diagnósticos equivocados, doses de medicação desajustadas, puderam experimentar um novo olhar sobre si mesmos. Indivíduos traumatizados com a falta de humanidade em outras instituições também puderam se sentir acolhidos na instituição. O pós tratamento também impressiona já que os pacientes escrevem livros, cantam, volta aos seus empregos e são reinseridos na sociedade.
Em entrevista, a Assistente Social e Sócia-Administradora Kelly Coutinho explica a fórmula do sucesso. “A Equilíbrio Clínica Dia foi inaugurada em 23 de novembro de 2017, em parceria com o meu sócio, Dr. Thiago Nascimento. Nascemos com o intuito de disponibilizar e fortalecer uma nova abordagem para a saúde mental, mais humanizada e com o suporte de uma equipe multiprofissional. Antes da Equilíbrio Clínica Dia, havia uma certa lacuna no tratamento particular para transtornos mentais: existia apenas a opção de internação integral, onde é necessário o afastamento da família e as atividades terapêuticas não ocupam lugar central. Nossa atuação ao longo desses três anos tem demonstrado justamente que é possível promover a melhora do paciente respeitando sua dignidade e estimulando suas habilidades. Pacientes de todo o estado ficam conosco durante o dia, à noite voltam para suas casas, e ao longo da semana são estimulados com cerca de 11 atividades terapêuticas diferentes, além do acompanhamento médico, psicológico e medicamentoso. Foi um marco na história da saúde mental em Sergipe”, comemora.
Confira a entrevista na íntegra:
Quais as principais “bandeiras” da clínica além do atendimento humanizado?
A abordagem multiprofissional é uma forte característica da Equilíbrio Clínica Dia. É provável que tenhamos uma das maiores equipes multidisciplinares de saúde mental no estado: são médicos, psicólogos, e profissionais como musicoterapeuta, arteterapeuta, instrutores de pilates, Yoga, terapia ocupacional, teatro, dança e muito mais. Estamos construindo uma atuação onde o contato com cada atividade terapêutica diferente pode provocar a evolução, a melhora, despertando a autoestima e resgatando habilidades muitas vezes prejudicadas pelo processo de adoecimento. É uma alegria contar com tantos profissionais dedicados conosco e é sempre muito impressionante observar o impacto positivo desse trabalho na vida de tantas pessoas que já passaram pela nossa instituição. Além de retirar o paciente da crise e o colocar em uma condição de saúde mais estável, também é possível apresentar um novo mundo de possibilidades para uma sua vida futura.
Quais os principais marcos da história da Equilíbrio Clínica Dia?
Ao longo dessa trajetória tivemos diversos momentos emocionantes! O lançamento de um livro de poesias de um paciente com diagnóstico de esquizofrenia, no mês da luta antimanicomial. No nosso aniversário de um ano, foi muito especial, fizemos um encontro cultural em praça pública, integrando nossos pacientes com grupos de idosos, crianças e pessoas com deficiência. Em 2019 fomos destaque no Congresso Alagoano de Saúde Mental, onde também fomos patrocinadores. Já no nosso segundo aniversário reunimos pacientes e profissionais da saúde no I “Treinão” de Saúde Mental, uma corrida de 3km no Parque da Sementeira. Também sempre é muito emocionante observar o paciente durante e pós tratamento voltar ao seu trabalho, ao convívio da família e até mesmo realizar pequenas ações, como ir ao salão de beleza ou à praia com os familiares. Como os transtornos mentais são muito diversos, cada pequena conquista do tratamento pode fazer muita diferença na vida de alguém.
O que diferencia a Equilíbrio Clínica Dia de outras clínicas?
Nós fazemos saúde mental com amor. Essa pode ser a descrição mais simples e objetiva! Respeitamos muito a individualidade, a dignidade e autonomia de cada um, e evitamos rotular as pessoas em seus diagnósticos. Somos uma escola da mente, que ajuda seres humanos em momentos delicados de suas trajetórias. Não queremos institucionalizar ninguém, nosso objetivo de fato é que cada um possa seguir com a própria vida ainda mais saudável, feliz e realizado. É um tabu muito grande falar sobre saúde mental, e nós temos essa missão de deixar esse cenário mais leve, dinâmico e eficaz.
Quais os principais reconhecimentos para a Equilíbrio Clínica Dia?
A Equilíbrio Clínica Dia hoje é referência em saúde mental, não só em Sergipe, como também no Nordeste. Nós estamos construindo um modo de atuação muito dinâmico e eficaz, que de fato, tem transformado a vida das pessoas. Temos uma equipe multidisciplinar comunicativa, criativa, que impulsiona nossos pacientes a se tornarem protagonistas de suas próprias vidas, além de uma visão administrativa que com disciplina e harmonia, mantém uma evolução constante. Temos aprendido com os desafios e queremos melhorar sempre mais, isso acaba servindo de inspiração e modelo para provar que é possível pensar em uma nova forma de tratar a saúde mental.
Como é o desafio de ser empreendedora na Saúde Mental e conquistar o título de referência no nordeste?
Empreender é uma tarefa desafiadora. Vivemos em um país muito burocrático, são muitos os percalços para manter um negócio de maneira justa e honesta. Na área da saúde mental o trabalho de pioneirismo é constante e muito maior. Existem muitos tabus e preconceitos com as instituições psiquiátricas, que acabam gerando resistência na população. No entanto, é preciso ousadia para ver e fazer as coisas diferentes, e fico grata que estejamos nesse caminho da inovação, abrindo espaço para os demais. Não é fácil, mas vale a pena. Cada alta, cada melhora de um paciente em crise é uma prova concreta de que estamos no caminho certo funcionando como um estímulo para conquistarmos mais.
Fonte: Jornalista Rodrigo Alves