A aplicação dos instrumentais de diagnóstico do Sistema de Avaliação da Educação Básica do Estado de Sergipe (Saese) será realizada até sexta-feira, 18. A ação teve início no dia 7 de novembro e foi até o dia 11 e não terá prorrogação. Já nesta última semana, encontra-se na fase de reaplicação por conta de impossibilidade de realização na semana de aplicação. Os alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental das redes públicas estadual e municipais e da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual terão seus conhecimentos avaliados por meio de provas com questões de Língua Portuguesa e Matemática. O sistema vai avaliar nos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental a proficiência leitora com o objetivo de aferir o nível de alfabetização e letramento. Até a manhã desta quinta-feira, 17, a aplicação havia sido feita em 3.548 turmas, sendo 94% do total.
Ao todo, 989 escolas públicas de Sergipe estão participando do Saese, e a previsão é alcançar 96.614 estudantes. No conjunto de ações, também serão disponibilizados os questionários contextuais impressos que devem ser respondidos pelos alunos, no momento da avaliação, e durante o período de aplicação, gestores escolares e professores das turmas avaliadas respondem a questionários on-line. Vale ressaltar que os resultados da avaliação irão gerar o Índice de Desempenho Escolar em Sergipe (Idese), que subsidiará outros indicadores na composição do ICMS-Social, além de servir como base para projetos e programas educacionais alicerçados em evidências.
O secretário da Seduc, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, destaca que, conforme foi estabelecido entre os municípios e Fundação Cesgranrio, instituição aplicadora do Saese, os resultados desta edição estarão disponíveis em fevereiro de 2023, como forma de nortear as ações e estratégias das escolas para o ano letivo. De acordo com ele, ter um sistema de avaliação é se preocupar com a qualidade da educação. “É fundamental essa adesão e participação massiva dos nossos estudantes e mobilização das redes de ensino. O Saese ainda é uma novidade, mas precisamos de total engajamento para que essa seja uma política permanente e de continuidade na qual se possa conduzir a melhoria da qualidade”, disse.
De acordo com a diretora da Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional (Ceave/Seduc), Joniely Cruz, um dos pontos mais importantes da aplicação do Saese é o regime de colaboração com os municípios. “A gente monitorou, tanto nas escolas estaduais quanto nas municipais, o engajamento dos secretários municipais de Educação, inclusive prefeitos também indo às rádios locais para mobilizar as comunidades. Pudemos perceber o sentimento de pertencimento do Saese em todas as comunidades escolares do nosso estado”, disse ela, ressaltando que os números já mostram a melhoria significativa da presença dos alunos no Saese em relação a 2021.
Por Ítalo Marcos