sábado, 11, abril/2026
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Política

Ao lado dos ministros da Educação, Casa Civil e Secretaria da Presidência, Fábio Mitidieri participa da inauguração de novo polo do IFS

20 de maio de 2023
in Política
0
Ao lado dos ministros da Educação, Casa Civil e Secretaria da Presidência, Fábio Mitidieri participa da inauguração de novo polo do IFS
Share on FacebookShare on Twitter

O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, participou nesta sexta-feira, 19, da cerimônia de inauguração do novo polo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFS) de Sergipe, no município de Poço Redondo, no alto sertão do estado. A solenidade, que marca a retomada da interiorização do ensino superior em Sergipe, contou com a presença dos ministros da Educação, Camilo Santana; da Casa Civil, Rui Costa; e da Secretaria Geral da Presidência, Márcio Macedo.

Fruto de investimento do Governo Federal, o novo campus tem capacidade para acolher 1.200 estudantes, de diversas áreas do conhecimento, e contará com a atuação de 70 professores, além de 45 técnicos administrativos. “Com a inauguração deste novo polo, vamos promover um impulso significativo na educação superior em nosso estado, beneficiando, principalmente, os jovens do alto sertão sergipano. A presença de três ministros em nosso estado reforça a parceria e a união da nossa gestão com o Governo Lula, que tem se somado ao nosso projeto para promover desenvolvimento socioeconômico para Sergipe”, destacou o governador Fábio Mitidieri.

De acordo com ele, a nova unidade vai contribuir com o desenvolvimento da região, que já se destaca como importante polo da bacia leiteira. “Já tínhamos uma unidade em funcionamento em Nossa Senhora da Glória, mas a necessidade de ofertar cursos importantes para esta região também era enorme. Estamos numa área que tem um grande potencial para o agronegócio e esperamos que este campus possa ampliar a qualificação da mão de obra, a realização de pesquisas e estudos para o setor, tão importante para a nossa economia”, acrescentou Mitidieri.

Pronto há mais de dois anos, o campus de Poço Redondo estava fechado por falta de professores e de equipamentos. O ministro da Educação, Camilo Santana, lembrou que esta é a realidade de mais de 14 mil obras por todo o país, abandonadas na última gestão, que agora estão sendo retomadas e entregues à população.

“Em todo o Brasil, constatamos cerca de 14 mil obras paralisadas pela última gestão, sendo quatro mil só na educação. São 1.300 creches que estão abandonadas. Aqui em Sergipe, temos 45 obras inacabadas, e com a determinação do presidente Lula, vamos atualizar e restabelecer todos os contratos para concluir essas 45 obras. Lula foi o presidente que mais construiu campus universitários da história do Brasil e esta inauguração mostra o seu total compromisso com a educação em nosso país”, destacou o ministro Camilo Santana.

Superação

A reitora do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Ruth Sales Gama de Andrade, lembrou do período de dificuldades enfrentadas nos últimos dois anos para abrir a unidade. De acordo com ela, havia indisponibilidade de servidores, equipamentos, material e ainda um gasto anual com custeio em torno de R$ 700 mil.

“As atividades vão se iniciar com 400 estudantes e já no próximo ano vamos ampliar as ofertas. Este é um campus que se destaca em ações de extensão na região do alto sertão sergipano. A educação superior de qualidade no alto sertão não é mais um sonho, é uma realidade”, destacou.

Ela também elogiou o empenho do ministro Márcio Macedo que, ao saber das dificuldades enfrentadas, atuou para equipar o polo e contratar mais professores. A obra tem recursos de emendas de sua autoria como deputado federal.

“A entrega deste novo campus é um marco na expansão do ensino superior de Sergipe e do Brasil. É um compromisso assumido pelo Governo Lula com a interiorização do acesso à educação acadêmica gratuita e de qualidade”, disse Márcio Macedo. “O tempo que este prédio ficou fechado mostra o desprezo que a gestão anterior teve com a educação e com o futuro de nossas gerações”, complementou.

Mais investimentos

Durante a solenidade, também foi assinada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, a autorização do Governo Federal para o investimento no valor de R$ 9 milhões na reforma e ampliação do campus do IFS em Aracaju.

“O Governo Lula começa a colher os frutos da melhoria dos indicadores econômicos, com a queda do valor do dólar, da inflação, e do valor do combustível. Como essas, temos obras importantes para inaugurar, que ficaram paralisadas nos últimos anos. O que muda a vida das pessoas é a educação, é o conhecimento. Estamos aqui não apenas inaugurando esta importante obra, mas também anunciando novos investimentos na educação de Sergipe”, disse o ministro da Casa Civil, Rui Costa.

A prefeita de Poço Redondo, Aline Andrade, frisou a honra do município de estar recebendo a visita de três ministros de Estado, para levar melhorias para a população. “Essa inauguração vai trazer mais desenvolvimento para a nossa região, vai qualificar a mão de obra local, e oferecer um futuro mais promissor para os nossos jovens. Estou muito feliz com este momento, que por tanto tempo aguardamos ansiosamente”, disse a prefeita.

Com inauguração do Polo de Poço Redondo, o Instituto Federal de Sergipe passa a ser composto por dez campus universitários: Aracaju, Estância, Itabaiana, Lagarto, Nossa Senhora da Glória, São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro, Tobias Barreto, Propriá e Poço Redondo (inaugurado hoje).

Orgulho

Técnica em agropecuária formada pelo campus de Glória e moradora de Poço Redondo, Eneli Aragão, falou do orgulho da população de poder contar com o novo espaço educacional. “É uma porta de esperança rumo ao futuro. É mais qualificação para os nossos jovens, mais condições de emprego, sem falar na comodidade para quem vai estudar, que não precisa mais de longos deslocamentos”, frisou

Também prestigiaram a cerimônia de inauguração o vice-governador e secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral; o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Jeferson Andrade; os deputados federais João Daniel e Ícaro de Valmir; a diretora-geral do IFS de Poço Redondo, Irineia Rosa do Nascimento; além de prefeitos de diversos municípios da região, alunos, professores e funcionários da nova unidade educacional.

Foto: Arthur Soares

Notícias Relacionadas

Emenda do senador Alessandro garante compensação por atividades extraordinárias para policiais estad...

Em sessão especial, Luciano Pimentel reafirma importância da conscientização na luta em defesa dos d...

Com relatoria de Laércio Oliveira, é aprovado projeto que valoriza o Barco de Fogo

Paulo Jr destaca importância de trecho complementar de rodovia Itabaiana-Itaporanga

Quinta pesquisa eleitoral em 20 dias consolida liderança de Fábio Mitidieri

Fábio Meireles (PDT) cobra da PMA pagamento de emendas impositivas e reforça pauta da limpeza de Ara...

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato