O discurso do vereador Américo de Deus (Rede) desta quarta-feira, 27, foi para falar das rachaduras de uma caixa d’água no bairro palestina da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso). De acordo com o parlamentar, caso a companhia não tivesse feito a intervenção a tempo, teria causado um acidente de grandes proporções. “Que a Deso possa prevenir esse tipo de situação criando um setor de risco para fazer esse trabalho de fiscalização”, sugeriu.
Américo lembrou da queda de uma caixa d’água da escola Escola Professor Osman dos Santos Oliveira, no Povoado Campo Grande, em Nossa Senhora das Dores, em novembro de 2017, vitimando duas pessoas. “Infelizmente duas crianças morreram por causa da falta de manutenção de uma caixa d’água. Que esse tipo de coisa não se repita”, lamentou.
Apartes- Em aparte, os vereadores Zezinho do Bugio (PTB), Anderson de Tuca (PRTB), Dr. Manuel Marcos (PSDB) elogiaram Américo de Deus pelo discurso de alerta. Zezinho disse que esteve no local e entrou em contato com o presidente da Deso para saber o posicionamento da companhia assim que foi informado da situação por um morador. “A Deso reduziu a vazão da água evitando assim, o seu rompimento”, informou. Além disso, a Companhia de Saneamento de Sergipe iria enviar um mergulhador para análise interna da caixa para completar a avaliação da estrutura.
Manuel Marcos também lembrou da caixa d’água do município de Nossa Senhora das Dores que caiu em uma escola e pediu as autoridades mais atenção no tocante a manutenção. “Na Palestina, no local em que está a caixa d’água o terreno é irregular e nas proximidades tem casas. Se por caso vier a desabar, essas pessoas correm sérios riscos”, alertou. No mesmo sentido, Anderson de Tuca reforçou a necessidade do trabalho de prevenção e manutenção periódica. “Há locais que nem sabemos do risco que estamos correndo”, frisou.
Outro tema abordado por Américo foi sobre a sua participação da Conferência Municipal de Saúde na última sexta-feira, 22, juntamente com cabo Didi. “Sabemos que a saúde não está essas maravilhas todas”, opinou. O parlamentar acrescentou ainda que na ocasião, foi tratado das demandas da população.
Homenagem- O vereador Américo de Deus agradeceu durante o seu discurso, um certificado do IX Prêmio de Qualidade Tribuna no qual foi eleito como o vereador da capital mais atuante.”Isso só serve de combustível para continuar o trabalho que venho realizando”, disse.
por Viviane Cavalcante