As denúncias constantes por partes de vários setores da imprensa sobre a procedência das carnes comercializadas em Sergipe foi o assunto abordado pelo vereador Américo de Deus (Rede) ao usar a Tribuna durante o Grande Expediente nesta quinta-feira, 23, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA).
Exibindo no painel da Casa Legislativa a foto da matéria publicada no Jornal da Cidade no dia de hoje, o vereador cobrou mais atenção dos órgãos fiscalizadores. “Desde a semana passada a imprensa vem denunciando a procedência dos abatedouros e o papel da Vigilância Sanitária na fiscalização do comércio. Sergipe tem dois abatedouros legalizados, em Itabaiana e Propriá, isso causa uma grande dúvida nas carnes que estamos consumindo”, destacou Américo.
Ainda segundo o parlamentar, as carnes consumidas pela maioria da população podem estar contaminadas. “Você é aquilo que você come se não sabemos de onde vêm estas carnes é sinal que poderemos consumir carnes contaminadas. Peço aos vereadores que fiscalizem isso e cobrem mais atenção dos órgãos fiscalizadores”, finalizou Américo de Deus.
A vereadora Kitty Lima (Rede) parabenizou o parlamentar pela reinvindicação e esclareceu que a falta de fiscalização por parte da Vigilância Sanitária Municipal e da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) é por falta de veterinário.
Réveillon
Outro assunto abordado por Américo de Deus na Tribuna foi sobre o silêncio da Prefeitura de Aracaju referente a realização do réveillon na cidade. “Já estamos no dia 23 de novembro e ninguém sabe se o réveillon será realizado. Como os empresários vão se preparar com estoque para receber com tranquilidade os clientes que virão para Aracaju por conta da festa. Só querem fazer o réveillon se for com verba federal? Em Sessão Especial mostramos a viabilidade da festa com a contribuição das empresas como as empresas de ônibus, donos de hotéis, cervejarias”.
Solicitando mais empenho e criatividade ao presidente da Funcaju para a realização da festa da virada do ano, o parlamentar solicitou uma resposta imediata. “Na Funcaju tem um grande presidente, só peço que saia da cadeira e vá buscar maneiras viáveis para realizar o réveillon sem onerar os cofres públicos. O povo merece uma resposta, uma festa desta gera renda para o povo que está desempregado”, finalizou Américo.
O presidente da CMA, Nitinho (PSD) saiu em defesa da Prefeitura de Aracaju e lembrou a grande dívida paga neste ano pela administração. “Sabemos que no ano passado não teve réveillon e em 2015 já foi meia boca, mais acho que só deva fazer se pude pagar a conta sem empurrar para a próxima gestão. O prefeito pagou R$ 300 milhões de dívidas e mostrou que não está brincando de administrar e sim está trabalhando com prudência”.
Por Danilo Cardoso