
Durante a 102ª Sessão Ordinária, o vereador Américo de Deus (Rede) utilizou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), para criticar a retirada dos vigilantes das Unidades de Saúde que serão substituídos por um sistema de monitoramento.
“Precisamos entender o que está acontecendo e o porquê destes profissionais serem retirados dos seus locais de trabalho. Muitas reclamações foram ouvidas, da população e dos profissionais que prestam serviços nas unidades. Todos estão amedrontados com a falta de segurança”, explicou.
Outro assunto abordado pelo parlamentar foi pela passagem do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 3 de dezembro. Américo destacou a importância de se debater o tema. “Criar políticas públicas que garantam o livre acesso às pessoas com deficiência física é tratá-las com a dignidade que eles merecem, incluindo-as no convívio social de nossa cidade. A falta de adaptação das calçadas é talvez o maior dos empecilhos para os deficientes, bem como a adaptação dos transportes públicos, como é o caso do táxi adaptado, uma luta que venho travando desde o início do meu mandato. Vamos continuar buscando melhorias para as pessoas com deficiência física”, informou.
Por fim, Américo reclamou sobre a situação das redes de esgoto da Zona Sul. O principal problema na rede de esgoto é que o Canal Santa Maria não tem condições de receber a quantidade de esgoto. “Infelizmente as ruas do bairro estão sujas por conta dos vazamentos. Na época que foi feita a rede de esgoto do Canal, foram colocados tubos finos, que não suportam as demandas de esgoto que é lançado no Canal, o que acaba estourando os canos e jorrando sujeiras pelas ruas”, finalizou.
Por Abrahão Crispim