A Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), deu continuidade, nesta quarta-feira, 2, aos procedimentos antecedentes ao embarque da primeira turma de intercambistas do programa ‘Sergipe no Mundo’ da edição 2025. Na agência da Polícia Federal, localizada no Aeroporto Internacional de Aracaju, os alunos e pais puderam realizar a entrega dos documentos necessários para a emissão do passaporte.
Os embarques dos alunos ocorrerão em datas diferentes, com a viagem do primeiro grupo já prevista para este mês. Então, a prioridade é que eles tenham o documento em mãos previamente.
Emoção e ansiedade tomaram conta das irmãs gêmeas Laís e Júlia Barros, do Centro de Excelência José Rollemberg Leite, em Aracaju, que viajarão juntas para a cidade de Lyon, na França, e comentaram sobre a realização do procedimento burocrático para o intercâmbio.
“O processo foi bem tranquilo e rápido, e os policiais foram muito legais e educados com a gente”, diz Laís. “Por agora, estamos nos preocupando mais com a questão da documentação, e a partir da próxima semana vamos comprar roupas e outras coisas para a viagem”, complementa Júlia, que anseia pela experiência a ser vivida.
Em poucos minutos, os estudantes entregaram os documentos, realizaram a breve entrevista para a emissão do primeiro passaporte e não esconderam a expectativa. Na sala de emissão da Polícia Federal, o clique para a foto do documento já configura o início de um sonho que se concretiza para o aluno João Lucas Lisboa, do Colégio Estadual Jornalista Paulo Costa, também na capital sergipana.
Segundo João Lucas Lisboa, a organização dos processos precedentes ao intercâmbio está sendo essencial, para que tudo ocorra com tranquilidade. “É muito bom o governo estar arcando com os custos da documentação, além de ter reservado o ambiente para nós, alunos, termos uma melhor experiência. E também, caso a gente tenha algum problema com a documentação, está tudo sendo orientado para que a gente venha a resolver. Estão dando tempo para a gente resolver algumas pendências, e isso está sendo muito bom”, afirma o aluno.
“Eu estou com uma grande expectativa para a viagem, porque viajar para fora é um sonho meu desde criança. Eu falo inglês desde pequeno, aprendi jogando videogames, então para mim é uma realização muito grande. Quando eu vi que iria para a Irlanda, fiquei muito feliz, já fui pesquisar para saber como é lá. Vou para Waterford, que é uma cidade medieval e tem uma história incrível, e conhecer isso é uma oportunidade que eu nunca pensei que fosse ter na minha vida”, compartilhou o aluno João Lucas, ao expressar suas expectativas para a imersão educacional e cultural.
Estiveram presentes no aeroporto, também, representantes da Seed para acompanhar de perto todo o procedimento, oferecendo o suporte necessário aos estudantes e a suas famílias. “Estamos acompanhando todo o processo com a documentação, e temos sempre muito cuidado para verificar se está tudo certo. Além disso, aproveitamos para acalmar o coração dos pais, que chegam ansiosos sem saber como será a experiência, explicamos como funcionará o embarque, como será com as famílias com quem eles ficarão lá, para que tudo ocorra da melhor forma”, diz o coordenador do Centro Estadual de Idiomas (CEI), Waldinei Santos Silva, que acompanhará a turma que viajará para a Inglaterra.
Internacionalização
Idealizado pelo Governo de Sergipe, por meio da Seed, o ‘Sergipe no Mundo’ foi instituído pela Lei nº 9.040/2022 e Lei nº 9.060/2025, criando a política de internacionalização da educação pública do Estado de Sergipe. As atividades contemplam o intercâmbio para estudantes, a formação de professores e o estudo bilíngue, por meio do Centro Estadual de Idiomas, que funciona na sede da Aliança Francesa, em Aracaju, com polos nas nove diretorias regionais de educação.
O programa ‘Sergipe no Mundo’ promove intercâmbios educacionais para estudantes da rede pública estadual, como parte do desenvolvimento de competências linguísticas, acadêmicas e culturais nos participantes, ampliando suas perspectivas de futuro.
A primeira edição realizada em 2024 contou com o investimento total de R$ 4.335.000,00, com participação de 49 estudantes. Os intercambistas passaram 30 dias em Boston (Estados Unidos); em Vancouver (Canadá); Waterford (Irlanda); Brighton (Inglaterra); e Sevilha (Espanha).
A 2ª edição do programa contemplará 100 vagas para alunos do ensino médio da rede pública estadual, distribuídos em duas turmas, e promoverá o intercâmbio educacional e cultural nas cidades de Waterford e Galway (Irlanda); Brighton e Cambridge (Inglaterra); Vancouver (Canadá); San Diego (Estados Unidos); Camberra (Austrália); Sevilha e Málaga (Espanha) e Lyon (França).
Foto: Maria Odília/Seed