Atendendo solicitação dos estudantes, professores e equipe diretiva, o secretário Jorge Carvalho e o superintendente executivo da Seed, Everton Siqueira, autorizaram a restruturação do Laboratório de Informática da unidade de ensino
Uma Feira de Ciências e a restruturação do Laboratório de Informática com a chegada de dez novos computadores, movimentaram os alunos do Colégio Estadual Governador Lourival Baptista, localizado em Porto da Folha, Alto Sertão de Sergipe e distante 190 km de Aracaju. De acordo com Alexandre Veras, coordenador de Informática (Codin/Seed), atendendo solicitação dos estudantes, professores e equipe diretiva, o secretário Jorge Carvalho e o superintendente Everton Siqueira, também autorizaram a ampliação do serviço de internet.
“Técnicos de Informática estão finalizando os trabalhos na tarde desta quarta-feira, 22. Além de 10 novos computadores, a Secretaria de Estado da Educação está disponibilizando o sinal wi-fi livre no Colégio Governador Lourival Baptista, em Porto da Folha”, disse Alexandre Veras. O coordenador da Codin, lembrou que na semana passada, o superintendente executivo da Seed, professor Everton Siqueira, esteve em Porto da Folha, visitando as instalações da Escola José Inácio de Faria e o Colégio Governador Lourival Baptista.
Na avaliação da coordenadora pedagógica, professora Beatriz Feitosa, os computadores trazem um leque de softwares e aplicativos que permitem uma interatividade que não pode ser alcançada dentro de uma sala comum.
“Essa interatividade permite a preparação dos alunos para entrarem no mundo digital, proporcionando uma base de conhecimentos tecnológicos de forma que os alunos possam desenvolver suas próprias habilidades tecnológicas”, disse Feitosa.
Feira de Ciências
A IIIª Feira de Ciências e suas Tecnologias do Colégio Governador Lourival Baptista é um projeto desenvolvido com a orientação dos professores Gildo Gouveia, Joelma Oliveira, Maria de Fátima de Souza, Grayce Kelly, José Carlos e Carlos Magno, que atuam nas disciplinas que compõem a área das Ciências e suas Tecnologias.
A Feira de Ciências aconteceu na última terça-feira, 21, e no desenvolvimento e apresentação dos experimentos individuais de cada equipe, foram avaliadas algumas habilidades de outras áreas do conhecimento, como Linguagens e Ciências Humanas, tornando-o interdisciplinar.
De acordo com a professora Beatriz Feitosa, são objetivos do projeto: pesquisar experiências sobre os conteúdos estudados e a utilização desta para as Ciências Humanas, Física, Química ou Biologia. “Além de mostrar para a sociedade essas experiências e a importância destas aplicações para melhoria social, intelectual e tecnológica”, disse.
O projeto, elaborado por professores do Colégio Governador Lourival Baptista e executado pelos alunos da unidade de ensino, teve o intuito de mostrar na prática utilizando experiências, os conteúdos e habilidades de Ciências da Natureza, possibilitando aos educadores manusear, conhecer, praticar e repassar os conhecimentos adquiridos à sociedade.
Por Ascom/SEED