Iniciativa contou com os estudantes da 2ª série do Ensino Médio e teve como objetivo promover a iniciação da pesquisa cientifica e relacionar com a mudança industrial.
O Centro de Excelência Profissionalizante Professora Neuzice Barreto, localizado em Nossa Senhora do Socorro, unidade de ensino da rede pública estadual, proporcionou um dia inteiramente de experiências científicas com os estudantes da 2ª série do Ensino Médio, integrado com o curso profissionalizante Automação Industrial. O projeto, que visa promover a temática sobre as mudanças industriais no mundo, teve a culminância da disciplina “Mecânica Aplicada e Metrologia Industrial”, integrante do componente curricular da instituição.
A iniciativa, que partiu do professor Marcos Oliveira, teve como protótipo a criação do braço robótico hidráulico, surgindo como trabalho complementar na forma de conteúdo prático aos estudantes, trazendo as características sobre o sistema hidráulico, instrumento de medição, automação industrial e robótica.
Segundo o professor Marcos Oliveira, observa-se que ultimamente o mundo tem passado por mudanças tecnologicamente avançadas, principalmente no meio industrial. Portanto, de acordo com ele, a notória presença de máquinas cada vez mais autônomas e com sistema de robótica de última geração traz conteúdos para entender melhor essa transição industrial.
A estudante Carla Inajara Silva Santos, que participou do projeto, relata a experiência inédita no decorrer do projeto e o dia a dia no ambiente escolar. “Foi um pouco difícil, pois estamos fazendo um braço com pressão hidráulica. Muitas vezes a pressão não era suficiente para mexer. Tivemos que fazer algumas mudanças no decorrer do projeto”, diz.
A jovem Carla Santos conta detalhes sobre o que foi o método utilizado e os apoios que teve para desenvolvê-lo. “Compramos as caixas de papelão e outros materiais necessários, começamos a analisar as medidas que seriam ideais para a montagem. Além disso, houve um momento em que precisamos de ajuda e contamos com a do professor, colegas, vídeos no YouTube para ver exemplos e, ainda tive a ajuda de meu pai”, comenta.
O resultado foi apresentado no dia 15 de julho para todas as turmas da escola e teve muitos admiradores para conhecer o braço robótico. O sucesso foi grande que já terá o próximo projeto de criação do segundo braço. Dessa vez, haverá uma diferença na construção com a alteração da alimentação, sendo por meio de fonte de energia e não mais hidráulico.
Por Ascom/Seduc