A Secretaria Municipal da Educação de Aracaju recebeu, na manhã desta quarta-feira ,23, estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A visita, promovida em parceria com o departamento de Educação da universidade, teve como principal objetivo apresentar aos alunos o funcionamento das áreas que atuam diretamente com a gestão educacional da rede municipal.
Segundo a diretora de Educação Básica da Semed, Osvaldina Ribeiro da Cruz, a ação permite que os alunos compreendam como a secretaria funciona, sendo um espaço macro de apoio à gestão escolar. “A Universidade Federal de Sergipe entrou em contato conosco por meio do Departamento de Educação e a professora Geovanca, que trabalha com uma disciplina na área da gestão, a importância de trazer esses alunos do curso de Pedagogia para conhecer a estrutura da secretaria e saber como é que a gente trabalha para levar essa gestão interna para as escolas”, explicou.
Durante o encontro, Osvaldina apresentou um panorama da rede, com dados sobre o número de escolas, alunos, professores, turmas e modalidades de ensino. “Nesse momento que eu recebi os alunos, tive a oportunidade de fazer um panorama geral e apresentar de forma generalizada o que é a rede. Desde as modalidades que vão da creche, até a educação de jovens e adultos”. Ela também falou sobre o perfil da educação e a importância de formar profissionais que compreendam a realidade das escolas públicas. “É uma rede também periférica, que a gente atende as grandes comunidades que ficam no entorno da cidade, e eles, como são alunos de Pedagogia, ficam ansiosos para se embeber desse conhecimento, dessa realidade, para se preparar para a sua formação acadêmica, que quem sabe no futuro bem próximo, eles serão nossos professores.”
A visita faz parte de um projeto supervisionado pela professora Geovanca Leal, da UFS, e contou com a presença da professora Silvaneide de Andrade, supervisora do PIBID. “Hoje nós estamos aqui na rede municipal de Aracaju para conhecer como funcionam os departamentos que abrangem todos os setores que estão desenvolvendo as atividades, os projetos, os programas e as metas que a Prefeitura de Aracaju preconiza para uma boa educação de qualidade, com equidade, que é o que o nosso projeto busca tanto conhecer como também contribuir nas escolas pelas quais a gente passa”.
Para os estudantes, a experiência representa um aprendizado importante dentro da formação acadêmica. “Uma experiência muito boa estar aqui na Semed, conhecendo um pouco mais do nosso município e entendendo como funciona. E essa experiência vai agregar muito na minha formação”, afirmou Thaislane Silva, estudante de Pedagogia da UFS.
Durante a visita, também foi apresentado o Sistema Integrado de Gestão Educacional (SIGED), desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da Semed. O sistema reúne todas as informações dos alunos e da rede municipal de ensino, funcionando como um espelho das escolas.
Ao todo, 24 estudantes participam da ação, que está sendo realizada em três dias. O primeiro grupo, com oito estudantes, foi recebido nesta quarta-feira (23), e as próximas visitas seguem até sexta-feira, 25.