sábado, 11, abril/2026
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Capital

Alunos de Pedagogia da UFS conhecem práticas de gestão educacional da Educação de Aracaju

24 de julho de 2025
in Capital, Educação
0
Alunos de Pedagogia da UFS conhecem práticas de gestão educacional da Educação de Aracaju
Share on FacebookShare on Twitter

A Secretaria Municipal da Educação de Aracaju recebeu, na manhã desta quarta-feira ,23, estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A visita, promovida em parceria com o departamento de Educação da universidade, teve como principal objetivo apresentar aos alunos o funcionamento das áreas que atuam diretamente com a gestão educacional da rede municipal.

Segundo a diretora de Educação Básica da Semed, Osvaldina Ribeiro da Cruz, a ação permite que os alunos compreendam como a secretaria funciona, sendo um espaço macro de apoio à gestão escolar. “A Universidade Federal de Sergipe entrou em contato conosco por meio do Departamento de Educação e a professora Geovanca, que trabalha com uma disciplina na área da gestão, a importância de trazer esses alunos do curso de Pedagogia para conhecer a estrutura da secretaria e saber como é que a gente trabalha para levar essa gestão interna para as escolas”, explicou.

Durante o encontro, Osvaldina apresentou um panorama da rede, com dados sobre o número de escolas, alunos, professores, turmas e modalidades de ensino. “Nesse momento que eu recebi os alunos, tive a oportunidade de fazer um panorama geral e apresentar de forma generalizada o que é a rede. Desde as modalidades que vão da creche, até a educação de jovens e adultos”.  Ela também falou sobre o perfil da educação e a importância de formar profissionais que compreendam a realidade das escolas públicas. “É uma rede também periférica, que a gente atende as grandes comunidades que ficam no entorno da cidade, e eles, como são alunos de Pedagogia, ficam ansiosos para se embeber desse conhecimento, dessa realidade, para se preparar para a sua formação acadêmica, que quem sabe no futuro bem próximo, eles serão nossos professores.”

A visita faz parte de um projeto supervisionado pela professora Geovanca Leal, da UFS, e contou com a presença da professora Silvaneide de Andrade, supervisora do PIBID. “Hoje nós estamos aqui na rede municipal de Aracaju para conhecer como funcionam os departamentos que abrangem todos os setores que estão desenvolvendo as atividades, os projetos, os programas e as metas que a Prefeitura de Aracaju preconiza para uma boa educação de qualidade, com equidade, que é o que o nosso projeto busca tanto conhecer como também contribuir nas escolas pelas quais a gente passa”.

Para os estudantes, a experiência representa um aprendizado importante dentro da formação acadêmica. “Uma experiência muito boa estar aqui na Semed, conhecendo um pouco mais do nosso município e entendendo como funciona. E essa experiência vai agregar muito na minha formação”, afirmou Thaislane Silva, estudante de Pedagogia da UFS.

Durante a visita, também foi apresentado o Sistema Integrado de Gestão Educacional (SIGED), desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da Semed. O sistema reúne todas as informações dos alunos e da rede municipal de ensino, funcionando como um espelho das escolas.

Ao todo, 24 estudantes participam da ação, que está sendo realizada em três dias. O primeiro grupo, com oito estudantes, foi recebido nesta quarta-feira (23), e as próximas visitas seguem até sexta-feira, 25.

Notícias Relacionadas

Saúde Aracaju apresenta na Alese balanço de ações para pessoas com TEA e outras neurodivergências

Huse promove capacitação para fortalecer assistência pediátrica com foco na sazonalidade dos vírus r...

UFS reúne especialistas de todo o país para fortalecer a agricultura familiar e a defesa dos povos d...

Governo de Sergipe realiza Concurso Rei e Rainha do País do Forró 2026 neste sábado, 11

Voos são cancelados em Aracaju após falha no controle aéreo de SP

Prefeitura de Aracaju abre licitação para elaboração de Plano de Gestão Integrada da Orla Marítima

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato