Cinquenta e um alunos do grupo de pesquisa ‘DomTec’, do Centro de Excelência Dom José Luciano Cabral Duarte em Aracaju, representaram Sergipe na décima edição do Congresso Nacional de Educação (Conedu), realizado em Fortaleza, Ceará. O evento ocorreu entre os dias 19 e 21 de setembro e reuniu professores, pesquisadores e estudantes de todo o Brasil com o tema ‘Contrastes, Diversidade, Inclusão: a educação no próximo decênio’. A participação dos alunos no congresso reforça o compromisso do Governo de Sergipe em promover a inovação educacional.
Os alunos sergipanos tiveram a oportunidade de apresentar 30 projetos de pesquisa desenvolvidos ao longo do ano letivo, abrangendo as áreas de Química, Biologia, Direitos Humanos e Tecnologia. Entre os projetos apresentados, destacou-se o desenvolvimento de perfumes femininos à base de óleos essenciais. Outro projeto inovador explorou a construção da masculinidade no contexto do futsal escolar, analisando os padrões de comportamento masculino e os episódios de violência verbal e física nas competições escolares.
O coordenador e professor do ‘DomTec’, Antonio Hamilton, destacou a importância da participação dos alunos no evento: “A interação com graduandos, mestres e doutores de outras instituições é uma oportunidade única para os estudantes. Essa troca de experiências, o contato com novas realidades e a discussão sobre ciência e tecnologia abrem horizontes para a pesquisa júnior e o futuro acadêmico desses jovens”.
A aluna Flavia Silva Gomes, do 3° ano do Ensino Médio, contou como foi a sensação de apresentar seu projeto de pesquisa no Congresso. “Foram meses de trabalho e pesquisa dedicados, e poder compartilhar os resultados com tantas pessoas foi extremamente gratificante. Saber que minha pesquisa pode contribuir de forma positiva para o desenvolvimento de alguém ou de algo é muito recompensador. Essa vivência foi única e de grande importância para minha trajetória, trazendo maturidade e fortalecendo minha confiança tanto no âmbito pessoal quanto no profissional”, destacou.
Conedu
O Congresso Nacional de Educação (Conedu) é um evento realizado anualmente para oportunizar discussões que valorizem as práticas de profissionais da educação, aproximando a universidade da escola de educação básica. O evento científico também serve para dar visibilidade às produções acadêmicas por meio de discussões dos grupos de trabalho do Conedu, contemplando os participantes com os debates sobre avaliação no contexto atual da educação, envolvendo profissionais de diferentes setores.
Para o professor Antonio Hamilton, a participação no Conedu fortalece a ideia de que a educação é um caminho transformador. “Os alunos desenvolvem competências importantes, como a comunicação acadêmica e a argumentação científica. A participação em eventos dessa magnitude amplia a visão dos estudantes sobre os desafios da educação e o compromisso com a transformação das práticas educacionais no Brasil”, acrescenta.
A estudante Edimara Ramos, do 2° ano do Ensino Médio, também destacou a importância da experiência. “Foi um privilégio poder apresentar o projeto que envolve a produção de perfumes, um tema que estamos desenvolvendo com muito carinho e dedicação no nosso grupo de pesquisa. Também tivemos a chance de mostrar os avanços do grupo Domtec, que tem feito um trabalho fantástico em inovação e tecnologia. É muito importante estar em um evento que conecta o conhecimento acadêmico à prática e ao mercado”, ressaltou.
DomTec
Criado em 2019, o DomTec é um grupo de pesquisa júnior que nasceu com a conquista do primeiro lugar na CIENART, com o desenvolvimento de um hidratante à base de amendoim. Desde então o grupo tem crescido e atualmente conta com 300 alunos, distribuídos em 26 linhas de pesquisa. O DomTec também mantém parcerias com universidades brasileiras, como a Universidade Federal de Sergipe (UFS).
A professora de Língua Espanhola da UFS, Acácia dos Anjos Santos Rosa, coordena um curso de línguas dentro do projeto preparando os alunos para interações internacionais, uma vez que o DomTec está inserido em redes de pesquisadores latino-americanos. Essa iniciativa proporciona aos estudantes a oportunidade de aprender idiomas como espanhol, francês e inglês, ampliando ainda mais suas perspectivas.
Feira de Ciências do Dom Luciano
A Feira de Ciências acontecerá dentro do 2° Congresso Científico Dom Luciano nos dias 21 e 22 de outubro, no ginásio da escola. A previsão é de que sejam apresentados 180 trabalhos científicos da escola e unidades convidadas.