As escolas da rede pública estadual de ensino de Sergipe já estão prontas para marcar presença na 15ª edição da Feira Científica de Sergipe (Cienart), que acontece nesta sexta-feira, 3, no Centro de Vivências da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em São Cristóvão, município da Grande Aracaju. Estudantes e professores orientadores apresentarão os 189 trabalhos desenvolvidos nas unidades escolares, confirmando o protagonismo da rede no maior evento científico do estado.
Neste ano, a Cienart recebeu 308 projetos inscritos, dos quais 264 foram selecionados. Somente da rede pública estadual foram inscritos 210 projetos, com 189 aprovados, representando 49,7% de todos os trabalhos aceitos nesta edição. O resultado revela um crescimento expressivo em relação a 2024, quando 104 projetos da rede estadual foram apresentados – um aumento de 81,7%.
“O crescimento é bastante expressivo, pois reflete o sucesso da rede pública estadual, cujos projetos escolares se destacam e conquistam cada vez mais espaço em feiras científicas, indo além das escolas”, comemorou o secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral.
A expectativa é que mais de 5 mil pessoas circulem pelo campus da UFS durante o evento, entre estudantes, professores, pesquisadores e visitantes. Os projetos abrangem diversas áreas do conhecimento, incluindo ciência, tecnologia, inovação e artes.
Um dos destaques da participação da rede estadual é o projeto ‘A Física dos Foguetes’, desenvolvido no Centro de Excelência Secretário de Estado Francisco Rosa Santos, em Aracaju. A iniciativa une teoria e prática por meio da construção de foguetes com garrafas PET, incentivando também a consciência ambiental.
Segundo o professor Felipe Esteves, orientador do projeto, feiras como a Cienart ampliam horizontes e fortalecem a prática pedagógica. “Esse incentivo fortalece e valoriza ainda mais as práticas inovadoras, que ampliam horizontes, transformam realidades e despertam nos jovens a paixão pela ciência e pelo conhecimento”, destacou.
Com início em fevereiro de 2025, o projeto já coleciona conquistas: participou da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), foi selecionado para seletivas internacionais e obteve excelentes resultados na Olimpíada Brasileira de Foguetes (Obafog), conquistando duas medalhas de ouro e uma de prata na Jornada de Foguetes, no Rio de Janeiro. Agora, participa pela primeira vez da Cienart.
Cienart
A Feira Científica de Sergipe é realizada em parceria entre a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e o Instituto Federal de Sergipe (IFS), com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Secretaria de Estado da Educação (Seed).
Tradicionalmente realizada em outubro, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), a Cienart promove minicursos, palestras e formações ao longo do ano, consolidando-se como um polo de conhecimento e inovação que mobiliza a comunidade escolar e acadêmica em Sergipe.