Estudantes de três escolas da rede municipal de ensino de Aracaju participaram, nesta quinta-feira, 6, da Mega Triagem, um evento realizado pelo projeto Dentistas do Bem, vinculado à Organização Não Governamental (ONG) Turma do Bem e à Colgate. O objetivo do evento, que acontece em todo o Brasil, é selecionar jovens para oferecer tratamento odontológico completo e gratuito.
O evento aconteceu simultaneamente em 119 cidades de 26 estados brasileiros. Em Aracaju, o evento foi realizado no auditório do Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO/SE), no bairro São José. O Dentistas do Bem é o principal programa da ONG Turma do Bem e possui cirurgiões-dentistas que atendem, voluntariamente, crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social entre 11 e 17 anos, proporcionando tratamento odontológico gratuito até os 18 anos.
A gestora da Coordenadoria de Políticas Educacionais para a Diversidade (Coped), Analice Marinho, explica que a coordenação do projeto procurou a Secretaria Municipal da Educação (Semed) para que fosse viabilizada a participação de alunos da rede. Nesta edição, participaram alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Olga Benário, Anísio Teixeira e José Antônio da Costa Melo.

“A Semed foi procurada para que nossos alunos pudessem participar da triagem e aceitamos porque pensamos no desenvolvimento integral do aluno. Qualidade em educação vai além de conteúdos pedagógicos, cuidar da saúde e do bem-estar das crianças também faz parte de uma educação completa.”, pontuou Analice.
De acordo com o coordenador do projeto em Aracaju, o dentista Martin Mansilla, o Dentistas do Bem acontece há 16 anos. Anteriormente, a triagem era feita nas próprias escolas, no entanto, com o aumento da procura por parte das gestões escolares, o evento se concentrou na sede do CRO.
“Nós realizamos triagens em jovens de 11 a 17 anos e selecionamos os que estão em condições mais críticas de saúde bucal, aqueles que não têm condições de realizar um tratamento odontológico e aqueles que já estão próximos do primeiro emprego. Nessas triagem, selecionamos estes jovens e vamos encaminhando para os dentistas voluntários atenderem em seus próprios consultórios, realizando todo o tratamento odontológico, desde o mais simples ao mais complexo, como cirurgias, tratamentos ortodônticos e tudo que for preciso”, explicou Martin.
O projeto Dentistas do Bem conta com cerca de 18 mil profissionais voluntários no Brasil e na América do Sul e já atendeu mais de 70 mil jovens. O estudante João Henrique Viana, da Emef Anísio Teixeira foi um dos alunos que participou da Mega Triagem e conta que também recebeu dicas da dentista que o atendeu.
“Ela me explicou sobre como se forma a placa bacteriana nos dentes, que é quando você não escova direito e junta restos de comida no local. Também perguntou se uso fio dental todos os dias e me ensinou como usar corretamente Foi muito bom”, contou.
Fotos: Marcos Panxão