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Alunos da rede municipal de ensino contam com 30 Salas de Recursos Multifuncionais

13 de julho de 2022
in Capital, Educação
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Alunos da rede municipal de ensino contam com 30 Salas de Recursos Multifuncionais
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Os estudantes da rede municipal de ensino de Aracaju receberam, neste ano, mais quatro Salas de Recursos Multifuncionais, totalizando 30 ambientes preparados para atender o público da Educação Especial. A mais recente funciona no anexo à Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dom Vicente Távora, localizado no Centro, que oferece, desde o mês de junho, aulas especializadas aos alunos, no contraturno da sua turma regular.

O serviço de Sala de Recursos segue as determinações da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI), vigente desde o ano de 2008, pelo Ministério da Educação (MEC). Além de professores especializados em Educação Especial, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) realiza, periodicamente, aquisições de materiais pedagógicos para este fim, com itens didáticos e lúdicos que auxiliam os docentes no trabalho com os estudantes. 

“Este é um serviço imprescindível para a garantia da inclusão daqueles que são atendidos pela Educação Especial nas escolas regulares. É através dele que é desenvolvido o Atendimento Educacional Especializado, identificando, elaborando e organizando recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação de todos, considerando suas necessidades específicas. Nos últimos cinco anos, a rede já ampliou em 30% a quantidade de salas de recursos, e a abertura de mais uma sempre significa uma grande conquista”, afirma a coordenadora da Educação Especial da Semed, Thaisa Aragão.

A sede da Emef Dom Távora foi reinaugurada e entregue em julho de 2021, com a Sala de Recursos funcionando desde esta data, no novo local. A diretora da unidade de ensino, Silvia Falcão, explica que a oferta do atendimento especializado no anexo era um antigo anseio da comunidade escolar.

“No mês de abril, fomos contemplados com recursos do PNEEPEI. Montamos esta sala e já estamos percebendo uma melhoria no desempenho dos 10 alunos que estão sendo acompanhados. Os pais ficaram muito felizes e nosso intuito é que tudo funcione a contento. Sabemos que um serviço como este faz muita diferença na aprendizagem e na vida da criança, como um todo, desenvolvendo o melhor entre suas habilidades”, explana a diretora escolar.

Atendimento na prática

A professora da nova Sala de Recursos é Maria José Henrique, especialista em atendimento educacional especializado. Segundo ela, após a pandemia, houve um aumento significativo na demanda de estudantes com necessidade desse acompanhamento, sendo solicitado um educador específico para o anexo. 

“O nosso público alvo são crianças com transtorno e altas habilidades. Como cada uma tem suas particularidades. Atividades e projetos são adaptados neste ambiente, que lida com o discente de modo individual, mas que, também, proporciona momentos de interações. É muito bom ver os resultados porque os incentiva e auxilia, ainda, suas famílias”, detalha Maria José.

Como mãe do aluno Pedro Henrique, do 5º ano, Maria Souza conta que percebia o menino muito tímido e com certa dificuldade no desempenho escolar. Para ela, que é costureira e cria o filho sozinha, a Sala de Recursos oferece o auxílio que sua criança precisa. 

“Ele tem 10 anos de idade e, desde os 4, estuda aqui. Não tenho tempo para acompanhá-lo nas atividades escolares de casa do jeito que eu gostaria e esta iniciativa da escola está ajudando bastante. Mesmo em menos de dois meses, ele já está lendo melhor, fazendo contas e se mostrando mais desinibido”, pontua a mãe. 

Fonte: AAN

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