Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Frei Fernando, na sede, participaram na manhã desta segunda-feira (2) de palestra educativa promovida pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de São Cristóvão. A iniciativa faz parte das ações do órgão voltadas à conscientização para o trânsito seguro, tendo como foco principal o público infantil.
O coordenador de Educação para o Trânsito da SMTT, Claudio Farias, explicou que as atividades já vêm ocorrendo desde o ano passado nas escolas do município, mas a meta para este ano é ampliar o alcance da ação, chegando a todas as unidades de ensino de São Cristóvão. “Realizamos uma programação lúdica, para de fato sensibilizar as crianças sobre o tema e sobre a necessidade de respeitas as leis de trânsito, abrangendo aspectos relacionados tanto aos motoristas quanto aos pedestres.
O público infantil exerce uma influência positiva nos adultos, numa espécie de vigilância educativa”, argumentou.
Para a diretora da Escola Frei Fernando, Genalda Souza Santos, atividades lúdicas como essas contribuem na formação dos alunos, ressaltam a discussão sobre cidadania e valorizam a vivência em sociedade. “É importante para a criança aprender desde cedo as responsabilidades que cada um tem no convívio coletivo. Respeitar as leis de trânsito é uma dessas responsabilidades”, avaliou.
Opinião compartilhada pelo coordenador de Trânsito da SMTT, Marcos Santos: “A conscientização para viver em sociedade deve iniciar desde cedo, no trânsito e em outras áreas da vida. Ensinar ideias corretas de cidadania, de respeito às leis e ao próximo, é fundamental para um trânsito seguro.”
Lição já aprendida pelo pequeno José Vitor dos Santos, 8 anos, aluno do 4º ano. “É muito bom a gente conhecer coisas novas, ainda mais sobre o trânsito. Tudo que aprendi aqui vou ensinar ao meu pai e avô, e vou cumpri direitinho o que manda a lei. Nunca mais vou passar fora da faixa”, garantiu.
As palestras educativas continuam esta semana. Nessa terça-feira, à tarde, a equipe da SMTT realiza a atividade na EMEF Professora Terezita de Paiva Lima, no povoado Pedreiras.
Ascom/Prefeitura de São Cristóvão