O estudante Aryel Augusto, do Colégio Estadual Leonor Teles de Menezes, localizado no bairro Mosqueiro, em Aracaju, destacou-se na Olimpíada Nacional de Astronomia Digital (Onad) ao conquistar uma medalha de prata na competição. A conquista é um reflexo do empenho do aluno e do suporte oferecido pela escola e seus professores, que têm promovido iniciativas voltadas ao incentivo à ciência e à tecnologia.
A Olimpíada Nacional de Astronomia Digital, que visa a estimular o interesse pela astronomia e ciências afins, reúne estudantes de todo o país. A competição, realizada em formatos digital e presencial, inclui desafios de lógica, raciocínio científico e conhecimentos astronômicos, além de combinar questões objetivas, discursivas e práticas.
“Receber a medalha foi muito gratificante para mim; foi uma honra inesperada. Eu achava que outros alunos de escolas superiores iriam conseguir a medalha, e eu achei que iria ganhar apenas o mérito, mas quando eu vi a medalha de prata com o meu nome, fiquei muito feliz. Aprendi bastante durante as provas da olimpíada e estou muito gratificado”, afirmou o estudante.
O desempenho do aluno é fruto de um trabalho coletivo entre o corpo docente e a equipe pedagógica. A diretora do Colégio Estadual Leonor Teles de Menezes, Jocidélia Oliveira, celebrou a conquista. “Essa medalha é motivo de muito orgulho para toda a nossa comunidade escolar. É uma prova de que, com dedicação e estímulo, nossos estudantes podem alcançar grandes feitos”, destacou.
O professor Allysson Ferreira, responsável por orientar o estudante, ressaltou que a escola se sente gratificada. “A gente tem a certeza de estar fazendo um trabalho direcionado, voltado para uma aprendizagem significativa, apoiando os alunos em suas escolhas. Aryel traz não somente a medalha, mas também uma satisfação pessoal de ter sido contemplado, aprendido e participado de duas fases e ter sido o único aluno a representar o estado de Sergipe na competição. A escola, todo o corpo docente e equipe diretiva ficam honradas e gratificadas, e a gente está sempre apoiando os alunos para que tenham essa iniciativa de aprender cada vez mais”, comentou.
Onad
A Olimpíada Nacional de Astronomia Digital (Onad) é uma iniciativa da União Brasileira de Astronomia (UBA) que busca estimular o interesse por astronomia, aeronáutica e ciências afins entre todas as idades do Brasil. Realizada em um formato inclusivo e digital, a competição promove o aprendizado interativo e a fluência digital, oferecendo oportunidades para alunos de diferentes regiões e contextos socioeconômicos.
A Olimpíada tem como principal objetivo fomentar o conhecimento científico e digital entre os jovens. Entre seus objetivos específicos estão: desenvolver habilidades digitais, como uso de softwares e análise de dados; oferecer uma competição acessível, eliminando barreiras geográficas e econômicas; promover o pensamento crítico e a resolução de problemas; estimular a colaboração entre estudantes de diversas regiões; identificar talentos e oferecer reconhecimento e oportunidades futuras; além de popularizar a ciência e a astronomia, incentivando a curiosidade pelo universo.
A Onad é dividida em três categorias: ‘Júnior’ para alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental; ‘Sênior’ para estudantes do Ensino Médio ou Técnico, que não estejam cursando ensino superior; ‘Aberta’, que fica disponível para qualquer pessoa interessada, incluindo adultos e entusiastas.
A competição acontece em três fases. A primeira é realizada de forma online, com questões objetivas sobre astronomia. Os participantes têm até dez dias para concluir a prova. A segunda fase também é realizada de forma online e inclui questões discursivas e problemas práticos mais avançados. Já a terceira fase é realizada de forma presencial, com aplicação da prova em polos específicos definidos pela organização.
Com informações da Onad Brasil.