Na última semana de 2023, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), iniciou a entrega de 75 mil notebooks para os alunos matriculados nas escolas da rede municipal, de maneira a promover a inclusão digital e um melhor aprendizado. A iniciativa é fruto de um desdobramento estratégico da administração da capital, que tem sido colocada em prática desde o início da gestão, e que envolve ainda a aposta em aulas em tempo integral, infraestrutura das unidades já existente e construção de novas, além da adoção da tecnologia como aliada do aprendizado, com o objetivo de promover uma educação ainda melhor na capital.
As medidas fazem parte do Planejamento Estratégico, em um processo de adequação tanto da estrutura física quanto de metodologia de ensino para que os aracajuanos da rede estejam cada vez mais aptos a um mundo inevitavelmente digital, e são fruto de um compromisso firmado pelo prefeito Edvaldo Nogueira com a sociedade e com o desenvolvimento da educação aracajuana.
Nos últimos anos, a administração municipal reformou e ampliou cinco escolas, e está reformando, atualmente, mais 12 unidades de ensino. Além disso, criou três novas escolas, um investimento superior a R$ 110 milhões. São espaços modernos, com quadra de esportes, salas de leitura, laboratórios, recursos tecnológicos, além de adequações para acessibilidade, de forma que as atividades escolares possam ser mais atrativas, estimulantes e inclusivas.
Entre esses novos equipamentos, dois se destacam em importância: a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Maria Ruth Wynne Cardoso e a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Jornalista João Oliva Alves, as duas primeiras unidades de ensino integral da rede, que entraram em funcionamento em 2023, e buscam oferecer aos alunos uma formação mais completa e eficiente.
O ensino em tempo integral, como apontam os especialistas, vai além de otimizar as horas disponíveis, ampliando o tempo que os alunos passam na escola, mas permite também um maior trabalho de acolhimento, reconhecimento e desenvolvimentos das crianças por meio de um conjunto de competências cognitivas e socioemocionais que são possibilitadas com a concentração da atividades em um só local.
Tem sido fundamental também a preparação do ambiente escolar para a era da conectividade. Hoje, através de um processo de instalação de mais de 160 quilômetros de fibra óptica, que abrange todos os equipamentos públicos municipais, inclusive as unidades de ensino espalhadas por todas as regiões da cidade, é possível para a comunidade escolar acessar internet de alta velocidade diariamente.
Com internet de boa qualidade e a capacidade técnica dos servidores municipais, tornou-se possível criar sistemas inovadores como o Diário Eletrônico e o Sistema Municipal de Acompanhamento da Aprendizagem de Aracaju (SIMAAju), ferramentas fundamentais para compreender o que impacta no processo de ensino-aprendizagem e buscar alternativas para o aperfeiçoamento dos profissionais.
A Semed tem sido inovadora também ao integrar ao seu sistema de trabalho a Inteligência Artificial (IA), uma ferramenta que revoluciona as metodologias e logísticas do trabalho pedagógico, ao permitir a possibilidade de ter acesso a dados preditivos dos estudantes, que são projeções de informações e resultados referentes ao nível de aprendizagem e, então, desenvolver intervenções específicas para cada estudante.
Quando se coloca em perspectiva todas essas iniciativas, levando-se em consideração, sobretudo, que elas se complementam, a perspectiva para o futuro da educação na cidade é animadora, de maneira que Aracaju possa seguir entre as capitais que apresentam maior crescimento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e que, na prática, ano a após ano os pequenos aracajuanos estejam preparados para os desafios de um mundo que segue se transformando.
Foto: Michel de Oliveira/Secom