A plataforma de transmissão de conteúdos online (streaming), o Ajuplay, conta com produtos feitos por artistas locais e disponibilizados gratuitamente. A proposta é disseminar os projetos fomentados por intermédio das políticas culturais da Prefeitura de Aracaju, executadas pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju).
O AjuPlay foi lançado no dia 17 de março deste ano, data do aniversário de 166 anos de Aracaju. Desde então, o acervo já conta com cerca de 100 produções entre filmes, curtas, documentários, apresentações musicais e de artes cênicas.
“Além de divulgar os artistas sergipanos, faz circular sua produção musical e audiovisual no mundo inteiro. O AjuPlay cumpre uma função social na cultura, que é disponibilizar uma variedade enorme de conteúdos sergipanos de graça. A Funcaju já contava com um riquíssimo e diversificado acervo audiovisual produzido em momentos anteriores, com projetos que executamos em 2020, com recursos próprios, para fomentar as cadeias culturais locais, e aumentamos bastante essa quantidade”, ressalta o presidente da Funcaju, Luciano Correia.
O AjuPlay é a primeira plataforma de streaming cultural de Sergipe – e figura com pioneirismo nacional também, junto, somente, do Estado de São Paulo. Os conteúdos disponibilizados foram contemplados nos editais emergenciais para auxílio aos artistas e trabalhadores da cultura, a exemplo do Janelas Para as Artes, prêmio viabilizado através do incentivo da Lei Aldir Blanc.
O site, no momento, conta com quatro abas de conteúdos. Semanalmente, são inseridos novos conteúdos e programação é divulgada tanto no site institucional da Prefeitura quanto nas redes sociais da Funcaju (Instagram, Facebook e Twitter).
Em breve, o AjuPlay terá mais duas novas abas. ‘Livros’ e ‘Áudios’. Na primeira, será possível inserir os livros digitais e qualquer outro documento de cunho artístico no formato digital. Na aba áudios, os singles lançados pelos artistas sergipanos, principalmente da Lei Aldir Blanc, serão incorporados através das plataformas de música mais conhecidas.
“Com a Lei, expandimos para centenas de horas de programação da melhor qualidade, no cinema, na música, dança, teatro e outras linguagens. Isso é fantástico, porque permite a plataforma funcionar como o lugar de encontro e divulgação gratuita para artistas, que muitas vezes não têm como investir em divulgação. Portanto, o AjuPlay também será um suporte para o fortalecimento de nossa produção independente”, destaca Luciano.
Por AAN