O termo prevenção faz referência à ação e ao efeito de prevenir. O conceito, por conseguinte, permite designar a preparação de algo com antecedência para um determinado fim, o fato de prever danos ou de antecipar eventuais barreiras, conflitos ou problemas, entre outros significados.
Estas definições permitem-nos compreender que o conceito de prevenção de riscos se relaciona com a preparação de medidas defensivas para antecipar e minimizar potenciais danos.
Baseando-se nos princípios preventivos citados acima, a Secretaria de Saúde de Lagarto, através do Centro de Controle de Zoonoses esteve no povoado Brejo para fazer valer o que diz o conceito preventivo. As residências do povoado, com auxilio da Unidade de Saúde local, receberam a visita de agentes de endemias, o intuito foi vistoriar através de um mutirão os reservatórios de água das casas, fiscalizar e orientar aos moradores de como deve ser feito o tratamento a fim de evitar possíveis danos a saúde humana.
“A visita é uma forma de nos aproximar da população e juntos mostrar que podemos prevenir de muitas doenças. Aqui a gente pode orientar os donos de residências de como deve ser feito o armazenamento de água, o seu tratamento. Graças a Deus fomos bem recebidos, todos abraçaram a causa”, disse, Amilton Fontes, Coordenador do Zoonoses.
Além da visita em domicilio, algumas palestras rápidas foram proferidas junto aos moradores presentes na Unidade de Saúde, bem como, a colagem de cartazes e distribuição de panfletos.
O Secretário de Saúde, Cleverton Oliveira, ressalta que a prevenção é a melhor forma de cuidar das pessoas. “A prevenção ainda é o melhor remédio, é através da prevenção que vamos evitar que as nossas unidades estejam sempre lotadas. Vamos continuar nessa pegada, levando a saúde pública a quem de fato precisa”, disse.
Nos próximos dias, outras comunidades de Lagarto devem ser visitadas pelo Centro de Controle de Zoonoses, tendo o mesmo objetivo como principal fator.
Por Secom/Prefeitura de Lagarto