As eleições de 2022 foram uma das mais históricas e curiosas, em Sergipe e no Brasil, o que rende ainda muito assunto para ser analisado. Em Sergipe, um dos nomes mais destacados na política, antes, durante e pós-eleição é o nome do ex-deputado federal André Moura, atual presidente do União Brasil no estado.
André participou do programa Sem Censura, da Sara Brasil Fm, na manhã desta terça-feira(22), e fez uma análise sobre a conjuntura política do Estado, começando pela vitória histórica de sua filha Yandra para deputada federal, campanha de Fábio Mitidieri, situação jurídica e eleições municipais para 2024.
“Quando eu perdi a eleição do Senado e terminou meu mandato de deputado federal, me mudei para o Rio de Janeiro e fui ser secretário de Estado. Durante esses 3 anos foi Yandra quem me representou em todo o estado de Sergipe, em assinaturas de ordem de serviço, inaugurações de obras e discursou em meu nome. Meu mandato terminou em 2018, mas os recursos que eu trouxe para Sergipe continuaram chegando. Por isso, a escolha de Yandra. Ela construiu o próprio discurso dela defendendo as mulheres, a geração de emprego para os jovens. A própria campanha mostrou a personalidade Yandra”, declarou.
André, apesar de não ter sido candidato, articulou nos bastidores a campanha de Yandra e outros deputados do União Brasil, o ex-deputado federal conseguiu ser o maior destaque político desta eleição, segundo análise de alguns analistas políticos de Sergipe, sendo seu ponto chave a virada da campanha de Fábio Mitidieri ao Governo do Estado, no segundo turno.
“A vitória de Fábio foi uma junção de todos na rua. Não dá pra negar que Fábio ficou em 3° lugar no primeiro turno, mas ele não desanimou. Ele me convidou para coordenar a campanha, demonstrou força para virar o jogo e assim fizemos”.
Sobre a sua situação jurídica, maior motivo para Moura retirar oficialmente a sua candidatura e colocar sua filha Yandra, André explicou que os processos seguem em andamento, que retirou sua candidatura por não querer “enganar o povo sergipano” e de última hora não ser candidato.
Questionado sobre a participação do União Brasil (que possui a segunda maior bancada da Alese), para a eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa o ex-deputado explicou: “É natural que o nome do deputado Jefferson Andrade seja escolhido para a presidência, já que o PSD é o partido do governador e possui a maior bancada na Alese. Claro que o União Brasil não ficará de fora, afinal, temos a segunda maior bancada da casa. Tudo isso será resolvido com o grupo”, afirmou.
Sobre as eleições municipais, onde cogita-se o nome de Moura para prefeito de Aracaju, o ex-deputado foi enfático na sua resposta. “Saímos há 20 dias do último pleito, está tudo muito recente ainda. Não dá pra pensar em eleições municipais por enquanto”, declarou André.
Fonte Alô News