quarta-feira, 6, maio/2026
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Municípios

Defesa Civil apresenta mapeamento de áreas de risco nos Cânions de Xingó

22 de abril de 2022
in Municípios
0
Defesa Civil apresenta mapeamento de áreas de risco nos Cânions de Xingó
Share on FacebookShare on Twitter

O projeto de mapeamento de áreas de risco na região dos Cânions de Xingó, localizado na divisa dos Estados de Sergipe e Alagoas, foi entregue ao Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil de Sergipe (Depec), pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM). O resultado do estudo apontou as áreas específicas de riscos e apresentou sugestões para solucionar possíveis problemas. O mapeamento é uma espécie de medida preventiva após o desastre ocorrido no último mês de janeiro, no município de Capitólio, em Minas Gerais.

O relatório foi apresentado em uma reunião entre os representantes da Defesa Civil de Sergipe e Alagoas, com representantes da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), e com a presença das Prefeituras Municipais de Canindé de São Francisco, em Sergipe; de Piranhas, Olho D’água do Casado e Delmiro Gouveia, em Alagoas; e de Paulo Afonso, na Bahia. A reunião também contou com a participação dos operadores de turismo da região, Marinha do Brasil e ICMBIO, além da Associação dos Operadores Turísticos do Lago de Xingó (ATOLX), e envolveu a apresentação do resultado dos estudos realizados pelo Serviço Geológico do Brasil.

De acordo com o diretor da Defesa Civil do Estado, Tenente-coronel Luciano Queiroz, o relatório foi bastante minucioso. “Das 19 áreas vistoriadas, 13 apresentam risco de desplacamento de rocha e rolamento de pedras. Entretanto, já existe uma orientação aos responsáveis pelas embarcações turísticas que frequentam o local para não se aproximar dos paredões, o que dirime em 95% o risco para os frequentadores da região. Além disso, já foram colocadas boias no local para delimitar as áreas que não podem ser visitadas, e a Marinha do Brasil vai determinar os locais de paradas das embarcações turísticas para eliminar totalmente qualquer risco para os frequentadores”, explica.

O diretor do Depec salientou que uma parceria público-privada contratará geólogos para que os cânions sejam monitorados regularmente, e que a análise do estudo traz orientações para as providências que já estão sendo tomadas para garantir a segurança nas áreas, com embasamentos para aumentar ainda mais a segurança na região.

Fonte: ASN

Notícias Relacionadas

Iguá Sergipe inaugura 24 km de novas adutoras no Alto Sertão Sergipano

Município de Macambira recebe 72ª edição do ‘Sergipe é aqui’ na sexta-feira, 8

Estância celebra parceria com o SESC para fomentar cultura e educação

Pavimentações no Grande Rosa Elze fortalecem a mobilidade urbana e melhoram a qualidade de vida dos ...

Prefeitura de Lagarto realiza Encontro de Integração Ensino-Serviço: Vivências no SUS

Veja os municípios confirmados no Sergipe Junino

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato