sexta-feira, 11, julho/2025
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Saúde

Secretaria de Estado da Saúde e Instituto Fernando Filgueiras/Fiocruz discutem estratégias de qualificação da Rede Materno-Infantil

21 de abril de 2022
in Saúde
0
Secretaria de Estado da Saúde e Instituto Fernando Filgueiras/Fiocruz discutem estratégias de qualificação da Rede Materno-Infantil
Share on FacebookShare on Twitter

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) participou nesta quarta-feira, 20, de uma reunião com representantes do Ministério da Saúde (MS), através do Instituto Fernando Filgueiras (IFF)/Fiocruz para dialogar sobre estratégia de fortalecimento da Rede Materno-Infantil do Estado. Tais ações têm como objetivo diminuir a mortalidade materna-infantil no Estado, através da qualificação dos atendimentos obstétricos e aos recém-nascido nas maternidades.

Na reunião, que ocorreu de forma remota, estavam a secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa, bem como representantes das áreas técnicas da SES e da Secretaria de saúde de Aracaju, representados pela área da Saúde da mulher, da Saúde da criança e da Atenção Especializada e de Urgências.

Houve uma apresentação pelo Instituto Fernando Filgueiras do desenho da Rede Materno-Infantil do Estado de Sergipe. “O principal objetivo da reunião foi apresentar o desenho da Rede Materno-infantil do Estado de Sergipe e discutir possibilidades para melhorias para a garantia do acesso à assistência em tempo oportuno, o que impactará na redução da mortalidade materno-infantil. Foram apresentadas dados sobre leitos obstétricos, neonatais e de UTI” disse Mercia Feitosa, secretária de Estado da Saúde.

O Ministério da Saúde, através do IFF/FioCruz, executa o Projeto QualiNEO, estratégia para qualificar a assistência ao recém-nascido, com ampliação para atenção obstétrica, nas maternidades, reduzindo as taxas de mortalidade neonatal e materna. Sergipe é um dos Estados que aderiu ao projeto desde 2017. Em Sergipe o projeto é desenvolvido nas Maternidades Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), gerenciada pela SES, e na Maternidade Santa Isabel, maternidade contratualizada pelo município de Aracaju.

“É importante frisar que o projeto QualiNEO foca em três eixos principais, o eixo de fortalecimento das competências, gerenciamento e gestão nas Redes, o eixo da qualificação das práticas clínicas e o eixo do monitoramento e avaliação, voltado ao processo de qualificação da assistência neonatal e obstétrica. Com isso o que queremos é melhorar a assistência materno-infantil em Sergipe”, destaca a coordenadora estadual de Políticas de Atenção Especializada e de Urgências, Neuzice Oliveira Lima.

Fonte: SES

Notícias Relacionadas

Sergipe avança no controle das hepatites virais e reduz mortalidade por hepatite C

Lacen já realizou mais de 44 mil exames nas edições 'Sergipe é aqui'

Hospital Regional de Glória faz balanço e registra aumento de 7,3% nos atendimentos de porta em 2025

Saúde: Rede de Vigilância Sanitária de Aracaju alerta sobre riscos dos alisantes capilares

Anvisa e SMS capacitam fiscais para nova norma de cosmetovigilância

Maternidade Nossa Senhora de Lourdes realiza cirurgia para evitar perda da visão de bebês prematuros

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato