Autora do Projeto de Lei que institui o Plano Nacional de Enfrentamento dos Efeitos da Pandemia de Covid-19 na Educação, a senadora Maria do Carmo Alves (UB) destacou que a comunidade escolar tem um grande desafio no retorno às aulas presenciais, nesses primeiros meses do ano.
“Imaginem que grande parte desses estudantes ficaram por cerca de dois anos enfrentando dificuldade para ter acesso ao conteúdo programático das escolas, o que naturalmente comprometeu o desempenho, dificultando, ainda mais, a aprendizagem”, disse, ressaltando que além dos assuntos não passados, há ainda a questão psicossocial que afetou muitos desses alunos e que precisa ser pautada como prioridade.
Maria ressaltou que, no projeto foram priorizadas as ações de busca ativa de alunos que não retornaram às escolas, após a retomada das aulas presenciais, avaliação diagnóstica do que foi aprendido. “Também apontamos a necessidade de ações públicas que ajudem as famílias no envolvimento a esse processo desafiante para o aluno, que exigirá comprometimento para acumular a recuperação dos dois anos perdidos, com o estudo do conteúdo do ano atual”, explicou a senadora, que espera uma tramitação rápida do PL na Câmara frente à urgência da situação.
Para ela, a distribuição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) condicionado à melhoria nos indicadores de aprendizagem, assim como a premiação de municípios por melhores práticas educacionais adotadas no período da pandemia, são ações de curto prazo previstas no projeto que podem priorizar a educação e ajudar a reverter as perdas do último biênio.
No seu entender, o poder público pode implantar práticas simples e que têm dado excelentes resultados de aumento de desempenho dos alunos, como a criação de espaços de estudo fora do horário escolar e a implantação da ajuda dada por alunos monitores.
Por Assessoria de Imprensa