A Avaliação de Fluência, que se evidencia através do Programa Alfabetizar Pra Valer, no Pacto Sergipano pela Alfabetização na Idade Certa, começará a ser aplicada a partir da próxima segunda-feira, 4. O objetivo é trabalhar na melhoria da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental, com ênfase na alfabetização.
Para a edição deste ano, o trabalho foi iniciado no dia 21 de fevereiro com a liberação do autocadastro para os diretores e cadastro e validação dos dados dos alunos na plataforma PARC. Nesta semana, os gestores começaram a cadastrar e alocar os professores aplicadores, podendo fazer isso até o dia 13 de abril, data em que finalizará a aplicação da avaliação, que acontecerá de forma presencial em 1.004 unidades de ensino em todo o estado, com a previsão de 22.220 estudantes do 2º ano participantes.
O download do aplicativo e os cadernos de teste na plataforma já estão disponíveis. Após o teste, os aplicadores terão até o dia 17 de abril para sincronizar os áudios e confirmar a aplicação. Os coordenadores da avaliação e do Programa Alfabetizar Pra Valer das diretorias regionais e das secretarias municipais receberam formação no início da segunda quinzena de março e ficaram com a responsabilidade de multiplicar as informações com os gestores escolares e equipe de aplicação de cada município.
Segundo a professora Kátia Travassos, chefe do Serviço de Gestão do Sistema de Avaliação Educacional, a avaliação de fluência é um instrumento importante para diagnosticar o nível de leitura em que se encontram as redes estadual e municipais do estado de Sergipe, oportunizando os gestores implementarem políticas públicas na área da educação a partir de evidências.
Já para a professora Joniely Cruz, diretora da Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional, o objetivo da avaliação de fluência é aferir o desempenho dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental no processo de aprendizagem do código alfabético da Língua Portuguesa, aspecto sumamente importante para a alfabetização e desenvolvimento da compreensão de textos escritos.
Avaliação
A aplicação dos instrumentos avaliativos possibilita um diagnóstico da competência leitora no processo de alfabetização na rede pública de Sergipe, como também um monitoramento de toda a dinâmica do Pacto ao longo de quatro anos de implementação. Com a geração dos dados, decorrente da aplicação dos instrumentos diagnósticos, as redes são estimuladas a fortalecerem suas políticas de formação continuada e a elaborarem políticas públicas na área da alfabetização, bem como a avaliarem e consolidarem as já existentes e que vêm contribuindo para a qualificação dos resultados.
O processo de aplicação utiliza uma tecnologia desenvolvida pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais, através do aplicativo Caed Fluência. Após essa etapa, a plataforma PARC (https://parc.caeddigital.net) disponibiliza aos gestores e professores possibilidades de conhecerem os resultados da avaliação, sinalizando caminhos de transformá-los em estratégias e ações pedagógicas, no sentido de qualificar os processos de ensino e de aprendizagem.
No mês de junho serão oportunizados momentos formativos para que as redes tratem e se apropriem dos resultados, permitindo identificar o nível de fluência por rede, município, escola e estudante, visando, assim, ao desenvolvimento de ações em pró do processo de alfabetização.
A ação é Gerenciada pela Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional (CEAVE), por meio do Serviço de Gestão do Sistema de Avaliação Educacional (SEGSAE), em parceria, com as Diretorias de Educação – DRE e DEA, com o Departamento de Educação (DED), por meio do Serviço de Ensino Fundamental (SEF), com a Assessoria de Colaboração e Articulação com os Municípios (ASCAM), sendo esta responsável pela mediação e a articulação com os gestores municipais (secretários de Educação) e UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação.
Por Ítalo Marcos