domingo, 6, julho/2025
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Cultura

Rasgadinho, Patrimônio Cultural e Imaterial de Sergipe

6 de fevereiro de 2017
in Cultura
0
Share on FacebookShare on Twitter
MARCO-BENIGNO-FOTO-JADILSON-SIMOES-060217-4
Foto: Jadilson Simões

Em 2015, a Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), aprovou o Projeto de Lei Nº 113/2015, de autoria do deputado estadual Robson Viana (PEN), onde institui bloco carnavalesco Rasgadinho, como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Sergipe, tornando-se Lei Nº 8.086 em 28 de dezembro de 2015, com publicação no Diário Oficial de Nº 27.366.

De acordo com o parlamentar, o Projeto de Lei aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa, visa a preservação e a valorização da cultura sergipana, através do resgate do Carnaval de rua de Sergipe.

“Desde os anos 60, o Rasgadinho vem escrevendo sua história, ao som de marchinhas e com a animação do folião que veste a sua fantasia e vem para a avenida distribuir alegria”, disse o deputado estadual, Robson Viana.

Em sua 14º edição, o Rasgadinho, o bloco de rua mais animado e famoso de Aracaju, agita os bairros Cirurgia, Getúlio Vargas e Centro, com muito frevo, bonecos carnavalescos e marchinhas carnavalescas de 24 à 28 de fevereiro. A festa popular é realizada tradicionalmente no carnaval, e os foliões não pagam, essa informação foi dada por Marcos Benigno,um dos organizadores do evento, em entrevista ao Jornal Alese, da TV Alese, na manhã desta segunda- feira (06).

Segundo Marcos Benigno, este ano, por motivos logísticos, a festa irá acontecer em proporções menores comparado ao ano anterior, com apenas três palcos. A prévia, marcada pela tradicional Feijoada, esta paga, será realizada no próximo dia 19 no Iate Clube de Aracaju, faz parte do calendário oficial que marca a abertura do carnaval de rua do bloco Rasgadinho.

A expectativa dos organizadores é de receber mais de 100 mil pessoas por dia com o apoio logístico do Governo do Estado, por meio da SSP, bem como o apoio da Prefeitura de Aracaju, através da liberação do espaço público. “A gente sabe das dificuldades em que o Estado está passando, por isso o patrocínio não será viável e sim o apoio logístico dos dois poderes, além do apoio do setor privado “, disse Marcos Benigno.

“Não podemos deixar a tradição do Rasgadinho, que completa 54 anos de sua fundação, cair no esquecimento, disse o coordenador do evento, acrescentando que o bloco de rua foi resgatado há 14 anos, e acredita que essa tradição irá se manter viva”, salientou.

História
O bloco Rasgadinho é hoje uma das maiores manifestações carnavalescas de Sergipe. Fundado em 1962, pelo seu Leopoldo e Almari, e completando 50 anos em 2012, o Rasgadinho teve uma pausa na década de 80 após ter marcado várias gerações pelos bairros Cirurgia, Suíssa, Getúlio Vargas até o centro de Aracaju. Ressurgindo em 2003 através de conversa entre amigos.

Por Agência de Notícias Alese

Notícias Relacionadas

Primeira noite do Arrasta Fé leva mais de 15 mil à Orla da Atalaia com música gospel e louvores

Artistas e público comemoram continuidade da programação da Vila do Forró

Segundona do Turista atrai sergipanos e visitantes na reta final de junho

Forró e Arrocha agitam público que foi curtir a nona noite de festa no Forró Caju na Praça dos Merca...

Arraiá do Povo 2025 reúne milhares de pessoas para última noite da ‘Quinta Delas’

Forró Siri 2025: maior e melhor São Pedro de Socorro começa nesta sexta-feira

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato