O evento teve como tema principal “Currículo de Sergipe e Recomposição das Aprendizagens”
Dando continuidade à programação da Jornada Pedagógica, a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Departamento de Educação (DED), levou aos professores do sul sergipano mais informações e orientações sobre o Novo Ensino Médio. O evento foi realizado na quinta-feira, 10, no campus da Universidade Tiradentes, em Estância, e contou com a participação de cerca de 240 pessoas, entre professores, coordenadores e gestores da rede estadual de ensino. A abertura foi feita pelo diretor da DRE 1, professor Franz Russemberg, que destacou que a jornada é mais um passo para o planejamento do ano letivo de 2022.
“É também a consolidação da política do Novo Ensino Médio. A ideia é que a gente fortaleça o vínculo com os nossos professores, que eles conheçam a matriz disponibilizada pelo estado de Sergipe. Nosso perfil é bem diversificado, pois temos algumas escolas-piloto do Novo Ensino Médio, e outras tantas cuja realidade era, até então, o ensino médio convencional. Os professores terão hoje a oportunidade de, dentro de sua área do conhecimento, conhecer o plano consolidado que o Estado tem para as nossas escolas”, disse.
A equipe do Serviço de Ensino Médio do Departamento de Educação (Semed/DED) distribuiu os participantes em três salas, onde puderam fazer uma apresentação sobre o Novo Ensino Médio e também sobre a Recomposição da Aprendizagem. A diretora do DED, professora Ana Lúcia Lima, explicou que a pauta do dia foi construída pela própria Diretoria Regional de Educação 1, por meio de sua equipe técnica, a partir das principais dúvidas enviadas pelos professores e coordenadores das unidades de ensino. Sendo esse o terceiro dia de Jornada Pedagógica, ela fez um balanço bastante positivo.
“Percebemos nesses momentos a excelente aceitação. Os professores estão participando de uma forma muito colaborativa, tirando suas dúvidas. É importante iniciar o ano letivo com esse momento de aproximação com os professores para fortalecer a implementação do Novo Ensino Médio, tratar da recomposição da aprendizagem e das nossas necessidades em relação ao enfrentamento da pandemia. É uma felicidade nós termos esse momento de esclarecimento e aproximação de forma presencial, que está sendo de grande valor para todos nós”, declarou.
Desafio
A Jornada Pedagógica está acontecendo ao longo da semana em todas as diretorias regionais de educação, tendo como tema principal “Currículo de Sergipe e Recomposição das Aprendizagens”, ofertando aos participantes uma extensa programação com ações formativas organizadas nos formatos presencial e híbrido. O Novo Ensino Médio, que passa a ser implantado a partir deste ano, tem se mostrado um desafio para professores e gestores escolares, que veem na Jornada Pedagógica uma excelente oportunidade para estarem mais a par do que vem pela frente.
Foi o caso de Cíntia de Oliveira Melo, professora de História do Colégio Estadual Dionísio Machado, em Indiaroba. “Estamos em um momento de muitas mudanças no cenário da educação nacional que causam um certo desconforto por não as conhecermos ainda muito a fundo. Essa jornada é extremamente importante para nós, professores, para nos apropriarmos dessa nova metodologia que vai ser trabalhada por nós a partir de agora”, disse.
Opinião semelhante teve Fábio Batista dos Passos, professor no Colégio Estadual Monsenhor Olímpio Campos, em Itabaianinha. “A gente percebe que a educação brasileira precisava passar por uma mudança e nós vemos o Novo Ensino Médio com bons olhos. Temos boas expectativas de que esse novo formato vai contribuir bastante para um ensino mais integrador, que vai melhorar a qualidade da educação, com um aprendizado mais voltado às necessidades do aluno, tanto para o mercado de trabalho como para a sua vida, fortalecendo a sua autonomia e sua personalidade”, declarou.
Daniela Santos de Jesus, professora de Química do Colégio Estadual Severiano Cardoso, em Boquim, também elogiou a iniciativa. “A gente vai entrar em um novo currículo, que é o do Novo Ensino Médio. Essa jornada é uma formação continuada para o professor, a fim de que ele possa estar preparado, estar apto e conhecer esse novo formato. Acho que é importante o apoio que o Governo do Estado, por meio da Seduc, está nos dando com essa jornada pedagógica, que é um suporte para a gente”, afirmou.
Programação
Ainda durante esta quinta-feira, a Jornada Pedagógica levou ações de orientação aos professores, coordenadores e gestores em outras diretorias regionais de educação. Na DRE 4, a equipe do Serviço de Ensino Fundamental (SEF) levou aos participantes a palestra “Currículo de Sergipe e Recomposição da Aprendizagem”, ministrada pela coordenadora do SEF, professora Kelly Valença. Houve ainda debates sobre os temas: “Impacto dos Programas e Projetos Educacionais na Aprendizagem dos Estudantes” e dinâmica sobre Resultados e Guia de Implementação do Programa Sergipe na Idade Certa. A mesma programação foi realizada na DRE 6, sob a condução da professora Karla Vannessa, do Serviço de Ensino Fundamental.
No formato virtual, houve a Formação Remota Síncrona Porthema e Mathema, destinada a coordenadores das redes municipais, sob a condução do Serviço de Ensino Fundamental, Cefor e Instituto Gesto. Foi realizada também, por meio da plataforma Zoom, o Encontro Formativo “Tecendo Saberes sobre inclusão – Deficiência Física e Altas Habilidades/Superdotação”, tendo como público professores de Sala de Recursos Multifuncionais.
A Jornada Pedagógica contou ainda com a roda de conversa “Matemática Inclusiva do 6º ao 9º anos”, promovida pelo Serviço de Educação Inclusiva (Seinc/Seduc) e grupo de pesquisa do eixo Educação Matemática e Inclusão do Núcleo colaborativo de Práticas e Pesquisas em Educação Matemática (NCPPEM/CPNq/UFS). Foi realizado também o Seminário Institucional do Programa Sergipe na Idade Certa, além de Formação Remota Síncrona de Matemática e Língua Portuguesa.
A Jornada Pedagógica se estenderá até o dia 11 de fevereiro. O cronograma completo dos próximos dias pode ser acessado no endereço: https://bit.ly/3uu7Sjg
Fonte: Ascom/Seduc