Senadora cita números e mostra que um quarto das escolas públicas não têm acesso à internet
Ao citar dados do último Censo Escolar (2020), a senadora Maria do Carmo Alves (DEM) destacoua atuação do Senado nos últimos dois anos para reduzir os efeitos da pandemia na educação. “O que tínhamos de desigualdade nesse setor tão importante, foi amplamente alargado nesse período pandêmico. O ensino público ficou, ainda mais impactado, uma vez que professores e alunos nesse tempo de isolamento social, não tiveram acesso à devida estrutura para que o processo de ensino-aprendizagem ocorresse sem grandes danos”, observou.
Nessa perspectiva de mitigar esses efeitos, Maria do Carmo apresentou o Projeto de Lei 3.520/2021 que institui o Plano Nacional de Enfrentamento dos Efeitos da Pandemia de Covid-19 na Educação. Dentre as medidas previstas na matéria, está a busca ativa dos estudantes que não retornaram à sala no modelo presencial, bem como o acolhimento aos alunos e professores e demais profissionais da educação.
“Através desse PL, também, estamos propondo a realização de avaliações diagnósticas para nortear o processo de recuperação da aprendizagem, com prioridade a seus objetivos essenciais”, explicando, citando, ainda, a necessidade do aprimoramento da conectividade nas escolas e o estímulo à participação das famílias no processo de retorno às atividades.
A senadora disse que, segundo o Censo Escolar, um quarto das escolas públicas não têm acesso à internet e, mesmo nas instituições com conectividade, 70% dos professores em áreas urbanas têm dificuldade em usar a tecnologia devido à baixa velocidade da conexão. O dado consta da Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas Brasileiras, de 2019, do Comitê Gestor da Internet no Brasil. “Foram questões como essas que foram debatidas vastamente nas comissões e no plenário do Senado, ao longo dos últimos dois anos”.
Ela ressaltou que as Comissões de Educação (CE) e Senado do Futuro (CSF), assim como a Subcomissão Temporária para Acompanhamento da Educação na Pandemia e a Comissão Temporária da Covid-19 aprofundaram a discussão. “Propusemos, ouvimos especialistas e, cada um fazendo a sua parte, acabamos gerando uma frente para encarar esse processo perverso, cujos resultados, nesse primeiro momento, foram sentidos pelos alunos e pelos professores, mas que deixará reflexos em toda a sociedade no decorrer do tempo”, afirmou Maria do Carmo.
(Da assessoria parlamentar, com informações da agência senado)