Uma operação foi realizada pela Diretoria de Transporte Público da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), no final da tarde da última quarta-feira, 25, para coibir ações irregulares de taxistas que circulam o município de Nossa Senhora do Socorro e adjacências.
Um dos objetivos da fiscalização, segundo o coordenador da Diretoria de Transporte Público, Jefferson Moura, foi coibir ações de taxistas em relação a “fazer ponto” em locais proibidos, como é o caso do ponto de ônibus localizado em frente ao Shopping Prêmio.
“Outra finalidade da operação foi abordar taxistas que estão circulando sem alvará ou com documentação irregular. Além disso, fiscalizamos também os veículos que não estão realizando seu trajeto corretamente como, por exemplo, circular apenas dentro do município, quando deveriam ir para o centro de Aracaju”, explicou o coordenador.
Para o taxista Fortunato Mendonça, a fiscalização além de necessária, serve também para manter o sistema de táxi em ordem. “Foi muito bom ter uma fiscalização aqui, porque o nosso sistema está muito abandonado. Tem sim que ter mais fiscalização, principalmente com os clandestinos, que não têm autorização para circular, e também com os ‘lotação’ que não fazem seu trajeto corretamente”.
Ações como essa são realizadas para beneficiar a população, principalmente os usuários desse serviço de táxi que, com as fiscalizações, passam a ter garantido o direito de se locomover com mais segurança e celeridade. É o caso da passageira Fernanda Cristina, que relatou seu problema e agradeceu a ação da SMTT.
“A fiscalização tem que ser assim mesmo, pesada e eficiente em cima dos taxistas que não circulam corretamente. No dia de rodar para o centro ficam rodando apenas dentro de Socorro, enquanto nós trabalhadores cansados do dia todo temos que ficar esperando horas para chegar um que nos leve para casa. Optamos por um meio de transporte mais rápido e cômodo e acabamos nos estressando numa espera absurda”, desabafou.
Multas
Quando um veículo é flagrado pela fiscalização em local impróprio ou com sua documentação irregular, aplica-se uma multa administrativa. O veículo é apreendido e o condutor paga uma multa, que tem valor estimado entre R$ 50 (infração leve) e R$ 120 (infração gravíssima), para recuperá-lo.
Fonte: ANS/Socorro