Ponto turístico foi esquecido pelo poder público, e população reclama
O turismo no estado de Sergipe é diverso e conta com uma vasta opção de locais que oferecem diferentes culturas, costumes e espaços esteticamente agradáveis para os visitantes. Além da diversidade, há o bônus de ser possível conhecer toda essa riqueza cultural de vários lugares sergipanos, já que o estado é pequeno e o deslocamento é tranquilo.
No entanto, com o tempo, alguns espaços potencialmente turísticos foram abandonados pelo poder público e não obtiveram investimentos por parte do Governo do Estado, como é o caso do Atracadouro Porto do Cavalo, localizado no povoado também denominado como Porto do Cavalo, situado no município de Indiaroba, que já foi um dos pontos turísticos mais visitados da região Sul de Sergipe e atualmente está em situação de abandono. O local, que ficou conhecido pelo aspecto natural e paradisíaco, hoje está degradado, com estruturas danificadas e postes caídos que prejudicam a iluminação da cidade.
Dentre as falhas, a mais crítica se encontra em uma estrutura ao lado da ponte Gilberto Amado, no ponto de limite entre os municípios de Estância e Indiaroba, em que um matagal está tomando conta do espaço e a abertura de buracos na parede de uma edificação, que supostamente funcionava como um ponto de apoio da Secretaria de Estado do Turismo, está facilitando a ação de criminosos em torno do município, segundo relatos da população.
Sobre o problema, imagens foram enviadas à produção do JORNAL DA CIDADE, que comprovam a situação preocupante no Atracadouro. Com isso, a equipe do Jornal entrou em contato com o secretário de estado do Turismo, Sales Neto, para questionar os motivos do abandono e se há pretensão de revitalização do espaço. “Com o fim da operação da balsa que fazia a travessia de carros naquela localidade, por ocasião da inauguração da ponte Gilberto Amado, em 29 de janeiro de 2013, acabou o movimento naquela localidade, o que fez com que o permissionário da cessão de uso do estabelecimento desistisse da operação”, explica o secretário.
Sobre o prédio degradado, Sales Neto afirma que ele não era ponto de apoio da Secretaria de Turismo e que o Governo tem planos para o local. “Lá funcionava um bar/restaurante. Nunca foi um ponto de apoio da Secretaria de Turismo. O Governo do Estado está contratando um projeto arquitetônico para reformar o atracadouro de Porto Cavalo que vai incluir a área onde está essa edificação”, informa.
Da redação do JC